• Carregando...
If God is Willing and Da Creek Don’t Rise retrata o lado humano da tragédia | Divulgação
If God is Willing and Da Creek Don’t Rise retrata o lado humano da tragédia| Foto: Divulgação

ATLANTA - Exatos cinco anos atrás, o furacão Katrina arrastou bebês dos braços de suas mães, encobriu bairros inteiros com água suja e inundou escolas e hospitais, transformando Nova Orleans em um caos completo. E o que aconteceu depois? A resposta está no novo trabalho do diretor Spike Lee, If God is Willing and Da Creek Don’t Rise, um documentário de quatro horas, dividido em duas partes, sobre a cidade na costa do golfo do México, conhecida por seu apelo musical.

O documentário estreou na HBO norte-americana na semana passada, apenas al­­guns dias antes do quinto aniversário do furacão que matou mais de 1.800 pessoas, causou bilhões de dólares em prejuízo e provocou uma série de acusações ao então presidente George W. Bush por sua demora em enviar ajuda.

O filme, que deve ser exibido no Brasil em breve, é uma sequência do elogiado e também premiado Quando os Diques Se Romperam: um Réquiem em Quatro Atos, longa-metragem de 2006 sobre o desastre. "A história não estava encerrada e ainda não terminou com If God Is Willing and Da Creek Don’t Rise", disse Lee. "Nós queríamos [com o segundo filme] continuar a história, que é uma grande parte da história da América."

Lee, vencedor do Emmy (Oscar da tevê norte-americana) e já indicado ao Oscar pelo roteiro de Faça a Coisa Certa , é conhecido por sua postura combativa sobre as relações raciais nos EUA e por personagens cujos diálogos são tão realistas que não parecem saídos de um roteiro ficcional.

Um tema que aparece com destaque no segundo filme é como as vítimas do Katrina superaram a dor para reconstruir suas vidas. "As pessoas estão simplesmente tentando sobreviver, buscando colocar a vida em ordem outra vez. Alguns progrediram mais do que outros", disse Lee. Mas o documentário não retrata apenas indivíduos, e também conta acontecimentos em Nova Orleans em contexto histórico.

Um trecho da produção faz uma comparação entre Nova Orleans e o Haiti após o terremoto de janeiro que devastou o país do Caribe, seguindo os esforços do ator Sean Penn para ajudar tanto na cidade da costa do golfo como em Porto Príncipe, capital haitiana. If God Is Willing... também retrata três eventos recentes para mostrar como a cidade tem vivido: a eleição do prefeito Mitch Landrieu, a vitória do New Orleans Saints na final do campeonato de futebol americano de 2010 e, principalmente, o vazamento de petróleo no poço da British Petroleum (BP).

Lee começou a gravar o filme em fevereiro e finalizou a produção antes de 20 de abril, quando uma explosão em uma plataforma de petróleo no Golfo do México provocou o maior vazamento do tipo na história dos EUA. Ele disse que o vazamento o obrigou a "reconfigurar tudo".

Nova Orleans é sede de várias companhias envolvidas na exploração de petróleo em alto-mar, além de ter uma industria multibilionária de frutos do mar. "As pessoas ainda estão bravas (sobre o furacão). Mas a raiva (sobre o vazamento) é voltada principalmente para a BP. As pessoas estão furiosas", disse Lee.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]