• Carregando...
Katie Holmes, no papel de Rachel Dawes em "Batman Begins (2005), e Maggie Gyllenhaal, em "O Cavaleiro das Trevas" (2008) | Divulgação/Warner Bros
Katie Holmes, no papel de Rachel Dawes em "Batman Begins (2005), e Maggie Gyllenhaal, em "O Cavaleiro das Trevas" (2008)| Foto: Divulgação/Warner Bros
  • Maria Bello, em
  • Jodie Foster, em
  • Richard Harris, em
  • Daniel Craig (2006), Pierce Brosnan (2002) e Sean Connery (1964) - três gerações de James Bond
  • Bill Murray em
  • Sage Stallone, em

A ambição dos estúdios cinematográficos de produzir inúmeras seqüências para seus blockbusters nem sempre se enquadra na vontade dos próprios atores. É por isso que muitos artistas ficam com a tarefa árdua de substituir um protagonista em uma saga de sucesso – o que, em alguns casos, não agrada os fãs.

O mais recente caso é do filme "A Múmia – Tumba do Imperador Dragão", que chegou às telas de cinema na última semana. Maria Bello assumiu o lugar de Rachel Weisz, que viveu Evelyn O’Connell nos dois longas anteriores.

A produção com Maria Bello foi o mais cara, com um gasto U$ 145 milhões enquanto os dois primeiros episódios custaram em torno de U$ 85 milhões cada. "A Múmia" e "O Retorno da Múmia" tiveram bons números nas bilheterias mundiais – pouco mais de U$ 400 milhões cada um. Já o terceiro episódio foi o mais visto no fim de semana de estréia no mundo, e só não conseguiu bater "Batman – O Cavaleiro das Trevas" nos Estados Unidos. No entanto, a produção ainda não obteve lucro, e arrecadou pouco mais de U$ 110 milhões.

"Batman – O Cavaleiro das Trevas", que concorreu com "A Múmia – Tumba do Imperador Dragão" na bilheteria, também teve uma mudança notável em seus personagens principais. Rachel Dawes, amiga de infância de Bruce Wayne – o Batman –, foi vivida por Katie Holmes no primeiro longa, "Batman Begins". A atriz foi substituída por Maggie Gyllenhaal em "O Cavaleiro das Trevas".

Impulsionado pelo papel de Heath Ledger como o Coringa, "O Cavaleiro das Trevas" foi mais bem sucedido do que "Batman Begins", e bateu vários recordes de bilheteria nas três primeiras semanas em cartaz. Com um custo de U$ 185 milhões, o longa já arrecadou U$ 614 milhões em todo o mundo – o dobro de "Batman Begins". Apesar de estar bem no papel, Rachel Dawes recebeu menos destaque e ênfase na trama na vez de Maggie Gyllenhall. Uma vez que a personagem nem sequer aparece na série em quadrinhos, a substituição foi bem pouco notada pelos fãs.

Rocky

Em todas as seqüência do filme Rocky, foram vários os atores que fizeram o papel de Rocky Jr., e nenhum deles chegou a reprisar o papel. No quinto episódio, o personagem foi vivido pelo próprio filho de Sylvester Stallone, Sage, em 1990. Posteriormente, no longa "Rocky Balboa", lançado em 2006, o papel passou a ser de Milo Ventimiglia, conhecido pela série de televisão Heroes e Gilmore Girls. Sua atuação, no entanto, foi recebida de forma negativa pela crítica. O New York Times afirmou que o ator em nada lembra o "pai", e atribui todos os méritos do filme a Stallone.

Porém, o desempenho de ambos os filmes na bilheteria mundial foi bastante próximo. "Rocky Balboa" chegou aos U$ 155 milhões, e foi o 38.º filme mais visto em 2006. "Rocky V" alcançou U$ 119 milhões, e ficou 32.º posição no ano de 1990.

Bosley em "As Panteras"

Em "As Panteras", a substituição do porta-voz de Charlie não foi, tecnicamente, uma substituição. No primeiro episódio para os cinemas, John Bosley é interpretado por Bill Murray, enquanto em "As Panteras Detonando", o personagem de Bosley passa a ser Jimmy, interpretado por Bernie Mac. O ator morreu no último sábado aos 50 anos.

A tentativa foi apenas uma maneira sutil de fazer a mudança já que Murray não queria repetir o papel. No entanto, Bernie Mac foi muito bem recebido pela crítica, e implementou suas próprias características no personagem.

A arrecadação de ambos os filmes foi bastante próxima, apesar de a primeira instância ter feito mais sucesso. "As Panteras" ficou na 14.º posição dos filmes mais vistos do ano com um total de U$ 264 milhões nas bilheterias. "As Panteras Detonando" arrecadou U$ 259 milhões, e foi o 29.º filme mais visto em 2003.

Clarice Starling em "O Silêncio dos Inocentes"

A atuação de Jodie Foster no papel de Clarice Starling lhe rendeu um Oscar com o filme "O Silêncio dos Inocentes". Dez anos depois, na sequência Hannibal, a atriz não quis reprisar o papel, que foi dado a Julianne Moore. O longa não foi bem recebido pelos fãs, mas as críticas eram voltadas ao próprio Thomas Harris, cujo romance rendeu a adaptação ao cinema, e não a atriz, que teve uma boa performance.

Em números, "Hannibal" arrecadou mais que o longa de 1991, com um total de U$ 351 milhões. No entanto, o valor o deixou como 12.º filme mais visto em 2001, enquanto "O Silêncio dos Inocentes" ficou em 4.º com um total de U$ 272 milhões na bilheteria.

Dumbledore em "Harry Potter"

Por conta de circunstâncias trágicas, o papel de Dumbledore na saga Harry Potter também teve de ser substituído. O veterano ator irlandês Richard Harris morreu aos 72 anos, depois de ter sido diagnosticado com câncer nos nódulos linfáticos. A morte do ator, que era conhecido não só por papéis em filmes como "Gladiador" e "Os Imperdoáveis", mas também por seus problemas com o álcool, aconteceu duas semanas antes da estréia americana de "Harry Potter e a Câmara Secreta".

Ficou nas mãos de Michael Gambon a difícil tarefa de substituir Harris no papel que agradou a todos os fãs da série Harry Potter. A serenidade de Dumbledore ficou um pouco ofuscada no terceiro longa da série, mas Gambon melhorou sua atuação nas seqüências seguintes. Em tempo: em "Harry Potter e o Enigma do Príncipe", que chega aos cinemas no fim deste ano, Dumbledore tem seu papel de maior destaque em toda a série.

"Harry Potter e a Pedra Filosofal", primeiro longa do bruxinho, arrecadou um total de U$ 976 milhões e ficou na 4.º posição dos filmes mais vistos de todos os tempos, e o número 1 em 2001. Já a estréia de Gambon em "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" não foi tão bem sucedida quanto os dois primeiros longas, mas arrecadou a notável marca de U$ 795 milhões – 20.º filme mais visto de todos os tempos. O último longa que já chegou às telas, "Harry Potter e a Ordem de Fênix", demonstrou a recuperação do bruxinho nas bilheterias mundiais, e foi e arrecadou um total de U$ 938 milhões, sendo o 6.º mais visto de todos os tempos.

Recordes de substituições

Criado em 1953, o personagem James Bond teve cinco substituições em toda sua trajetória. O primeiro ator a viver o personagem em "007 Contra o Satânico" em 1962 foi Sean Connery, que reprisou o papel seis vezes. George Lazenby viveu o agente apenas uma vez, em 1969, e Roger Moore foi o campeão, e deu vida a 007 sete vezes. Timothy Dalton, Pierce Brosnan e Daniel Craig também viveram o famoso personagem do cinema. Todos os 22 filmes da série arrecadaram juntos um total de U$ 4.3 bilhões nas bilheterias.

O recordista de substituições é, provavelmente, o personagem Jason Voorhees, que aparece em inúmeras continuações da série "Sexta-Feira 13", e até mesmo no mais recente "Jason X". No total, nove atores já viveram o personagem desde o primeiro filme em que aparece, em 1980.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]