• Carregando...
Companhia de dança paranaense irá pela primeira vez à Alemanha | Cayo Vieira/Divulgação
Companhia de dança paranaense irá pela primeira vez à Alemanha| Foto: Cayo Vieira/Divulgação

O Balé Teatro Guaíra está ensaiando diariamente as três coreografias que farão parte do espetáculo que lançará a tradicional companhia paranaense de dança em turnê pela Alemanha no segundo semestre de 2017. As apresentações, ainda sem datas definidas, estão previstas para início de 2017: com uma estreia mundial em Curitiba; uma turnê nacional no primeiro semestre; e apresentações por cidades alemãs a partir de julho de 2017.

Confira uma prévia de como será a apresentação.

O projeto de intercâmbio artístico cultural é uma iniciativa da Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG) junto ao Internationales Solo-Tanz-Theater de Stuttgart — competição tradicional de dança contemporânea — que trouxe à Curitiba três coreógrafos alemães para treinar o grupo de 24 bailarinos. O espetáculo será composto por três coreografias do estilo contemporâneo.

Balé Teatro Guaíra vai à Alemanha em 2017

Instituição se lançará em turnê internacional pela primeira vez

+ VÍDEOS

Os coreógrafos Christoph Winkler, Katja Wachter e Roberto Scafati selecionaram os grupo que interpretarão suas coreografias por meio de vídeos quando ainda estavam na Alemanha. Todos os 24 bailarinos participam de mais de uma coreografia que mesclam técnicas de interpretação e ressignificação de movimentos de acordo com o gênero de dança contemporânea.

A bailarina Patrícia Machado diz que a maior dificuldade do projeto não é o idioma ou mesmo as técnicas trazidas pelos coreógrafos alemães, mas sim como eles as traduzem e exigem dos bailarinos. O vice-presidente da ABABTG, Jorge Schneider, atribui o intercambio técnico cultural para o grupo paranaense à parceria com o festival de Stuttgart desde 2012. “Há quatro anos recebemos solistas premiados do festival de Stuttgart na abertura das Mostra Paranaense de Dança. Agora vamos levar nossos bailarinos para lá em uma turnê que marca a história do Balé Teatro Guaíra”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]