Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
O espetáculo “Krum”, da Brasileira. | Divulgação
O espetáculo “Krum”, da Brasileira.| Foto: Divulgação

A curitibana Companhia Brasileira venceu na noite de segunda-feira (18) o Prêmio Cesgranrio de Teatro, no Rio de Janeiro, na categoria melhor espetáculo para “Krum”. A peça, que ainda não veio a Curitiba, foi criada a partir de um texto do israelense Hanoch Levin. O trabalho ainda concorre como melhor espetáculo, melhor direção para Marcio Abreu e melhor iluminação para Nadja Naira na premiação da Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro (APTR), que será divulgada em março.

“Projeto Brasil” também está na disputa pela melhor autoria (Giovana Soar, Marcio Abreu, Nadja Naira e Rodrigo Bolzan) e melhor ator (Rodrigo Bolzan) do APTR. Além disso, um dos prêmios mais prestigiados do teatro nacional, conferido pela revista eletrônica Questão de Crítica, do Rio de Janeiro, classificou a Brasileira em oito categorias entre os indicados que estrearam no segundo semestre de 2015. A premiação acontece em abril.

A peça “Projeto Brasil” concorre como melhor espetáculo, direção e dramaturgia (ambos para Marcio Abreu), ator (para Rodrigo Bolzan), atriz (Giovana Soar), cenografia (Fernando Marés) e direção musical/trilha original (Felipe Storino).

A pré-estreia aconteceu em Curitiba em setembro e depois o espetáculo percorreu outras cidades brasileiras. O retorno “a casa” deve ocorrer em breve, de 12 de fevereiro a 6 de março, uma longa temporada para os padrões atuais, no Teatro José Maria Santos.

O trabalho é formado por cenas com ou sem texto, cuja ligação é fazer uma reflexão sobre o país. A criação aconteceu ao longo de dois anos de pesquisas, durante uma itinerância da companhia pelo país que previa apresentações de outros espetáculos do repertório, oficinas e conversas com o público e artistas.

A Brasileira é uma das companhias mais premiadas no teatro nacional nos últimos anos, com destaque para os espetáculos “Vida”, “Esta Criança” e “Oxigênio”.

Boas chances
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]