• Carregando...
Monólogo “T³”, da Súbita Companhia, traz Cleydson Nascimento abordando os universos paralelos, com o público sendo convidado a se “reorganizar” no espaço. | Divulgação
Monólogo “T³”, da Súbita Companhia, traz Cleydson Nascimento abordando os universos paralelos, com o público sendo convidado a se “reorganizar” no espaço.| Foto: Divulgação

Em um período de vacas magras no teatro local, surge uma explosão de novidades a partir desta sexta-feira (20). É quando estreia “T³”, espetáculo da Súbita Companhia que fica em cartaz até domingo.

A peça faz parte de uma mostra que ocupará o Teatro Novelas Curitibanas durante um mês, intitulada “Drama_1”. Outros três trabalhos serão estreados no período, uma por semana, sempre com minitemporadas de sexta a domingo.

Com idealização e produção da companhia Bife Seco, a proposta era que os grupos produzissem o próprio texto teatral – uma vertente que a Bife Seco tem experimentado e desejava difundir, com incentivo parcial da Funarte.

As quatro equipes participantes foram selecionadas entre 33 projetos concorrentes por uma curadoria que reuniu Giovana Soar, Sueli Araújo e Clóvis Severo Brudzinski.

Drama_1

Teatro Novelas Curitibanas (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 1.222 – São Francisco), (41) 3321-3358. Apresentações sempre às 20 horas. R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada).

Dias 20, 21 e 22/11

“T³”, com a Súbita

Dias 27, 28 e 29/11

“domingos vivos retratos vazios”, com a Café Preto

Dias 4, 5 e 6/12

“Édipo_2: Párodo, com a Subjétil

Dias 11, 12 e 13/12

“Mommy”, com a Setra

“Conseguimos fazer os grupos conversar uns com os outros e com cinco orientadores convidados”, conta Dimis Jean Sores, um dos organizadores da mostra. “Alguns trabalhos mudaram após serem apresentados a outro grupo, a contribuição ajudou muito.”

Escalada para abrir os trabalhos, a Súbita optou por criar um monólogo com o ator Cleydson Nascimento. A ideia inicial da diretora Maira Lour era adaptar contos de Marina Colasanti reunidos no livro “A Morada do Ser”, mas ele acabou servindo apenas como mote principal: um personagem cuja casa é seu próprio corpo.

Unindo essa ideia ao interesse de Cleydson por física quântica, surgiu uma peça que aborda os universos paralelos. Isso é feito até espacialmente, com o público sendo convidado a deslocar-se na sala, a “reorganizar-se” da mesma forma que a matéria no mundo.

Outra influência das teorias físicas no espetáculo é a variedade de climas: por vezes ela é sarcástica e, em outros momentos, bem séria.

O texto é de Maira e Cleydson, escrito a quatro mãos. “Foi a oportunidade de renovar minha dramaturgia, que estava desgastada após outros trabalhos”, confessa a diretora.

O solo de Cleydson inaugura uma pesquisa da Súbita chamada “Habitat”, que trabalhará conteúdos autorais. Outras peças deverão ser criadas a partir de temas das atrizes Janaína Matter e Helena Portela.

Saiba mais sobre os outros espetáculos:

“domingos vivos retratos vazios” parte de uma instalação de artes visuais que utiliza vários tipos de objeto, como aquários e material de iluminação. O trabalho é de Andressa Santos e Elisa Ribeiro.Divulgação
“Édipo_2: Párodo” começa no Teatro Novelas Curitibanas e parte numa jornada pelas ruas do bairro São Francisco. A Subjétil pesquisa a ideia de coro no teatro grego.Divulgação
“Mommy” se inspira na relação mãe e filho, mas não é uma adaptação do filme de mesmo nome de Xavier Dolan. O texto de Mariana Melo foi criado à distância, já que ela se mudou para Bogotá, onde recebia cenas em vídeo dos ensaios.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]