• Carregando...
Ruiva: a atriz Mel Lisboa (ao centro) mudou o visual para viver a intérprete de “Panis et Circensis” e “Agora Só Falta Você.” | Divulgação
Ruiva: a atriz Mel Lisboa (ao centro) mudou o visual para viver a intérprete de “Panis et Circensis” e “Agora Só Falta Você.”| Foto: Divulgação

Ela quer ser normal em Curitiba, e vem para cá empacotada no musical “Rita Lee Mora ao Lado”, que tem única apresentação neste sábado (12) no Guairão. Quem vive a mãe do rock ao longo das duas horas de duração e 39 canções é Mel Lisboa, que se caracterizou bem como a ruiva atrapalhada, com os trejeitos da cantora e a infalível franja.

Confira o serviço completo no Guia

O curioso é que a atriz não cantava antes (a estreia aconteceu em meados de 2014), mas, mesmo assim, Mel foi a aposta do diretor Márcio Macena para o papel. “O musical me instigou a estudar mais para poder dizer ‘sim, eu canto’”, contou ela à Gazeta do Povo. “O ator hoje tem que ter habilidades e artifícios, desde tocar um instrumento até praticar um esporte”, avalia.

A cantora de 67 anos assistiu mais de uma vez ao musical e levou o elenco às lágrimas – para o crítico Nelson de Sá (Folha de S. Paulo), a peça é um “ritual de adoração” a Rita Lee.

A trama adapta a “Biografia Alucinada da Rainha do Rock”, de Henrique Bartsch, com texto de Paulo Rogério Lopes, Márcio Macena e Débora Dubois. O fator alucinação responde pela mistura de ficção e realidade, com a inclusão de várias personalidades que influenciaram a vida de Rita – mas embaralhados cronologicamente, o que costuma incomodar parte dos espectadores.

A produção coloca gente importantes na vida de Rita, como Ney Matogrosso, cantando músicas compostas em períodos posteriores à época de maior contato entre eles. Mas isso não deveria incomodar tanto. Liberdade poética.

Outros músicos que marcaram a vida de Rita e são retratados na peça são os Beatles, Ray Charles, Tim Maia, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elis Regina e Gal Costa. Há ainda entrevistas concedidas nos programas de Ronnie Von e Hebe Camargo.

Rita aparece criança, adolescente e em seus trânsitos musicais, ao lado das bandas Teenager Singers, Tutti Frutti e Mutantes, além da carreira solo e parcerias com o marido Roberto de Carvalho.

O fio narrativo é dado por uma fictícia vizinha, Bárbara Farniente (o sobrenome significa “não fazer nada” em italiano), e a vida das duas personagens se cruza em vários momentos. Bárbara tenta entrar num show da cantora, e, como não consegue, conta sua história, sempre à sombra da amiga celebridade.

Insistência

Enquanto isso, Mel canta ao vivo os hits “Agora Só Falta Você”, “Saúde”, “Banho de Espuma”, “Caso Sério”, “Panis et Circensis” e outras.

“Desisti do musical em vários momentos, achei que não faria”, disse. Porém, a coisa toda engrenou e ela chegou a largar as gravações da novela “Pecado Mortal”, no Rio, para voltar a São Paulo e continuar os ensaios do musical. “Foi uma decisão acertada, porque o musical foi muito importante para mim.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]