• Carregando...

Depois de virar enorme sucesso de bilheteria em seu país natal, "Sympathy for Lady Vengeance", do cineasta sul-coreano Park Chan-wook, vem conquistando o Festival de Cinema de Veneza, onde é um dos três filmes asiáticos na competição principal.

A história conta a trama complicada criada por uma jovem para vingar-se depois de passar 13 anos presa por um assassinato que não cometeu. O filme é a última parte da aclamada trilogia de Park sobre a vingança, e de longe o menos violento dos três filmes. Esta última parte é quase poética quando comparada com suas sangrentas antecessoras, "Sympathy for Mr. Vengeance" e "Old boy".

Mas as imagens granuladas que traz de crianças apavoradas feitas reféns e correndo o risco de morrer são realmente perturbadoras, criando o contrapeso perfeito para os toques de humor que percorrem o filme.

A crítica italiana vem elogiando "Lady Vengeance", que traz a atriz Lee Young-ae como a personagem principal, Lee Geum-Ja. Numa pesquisa informal das resenhas publicadas até a metade do festival, "Lady Vengeance" perde apenas para o filme de George Clooney, "Good night. And good luck", na lista dos favoritos para levar o cobiçado prêmio Leão de Ouro.

Park disse que lamenta o fato de não fazer sucesso comercial no Ocidente e falou que espera que o festival ajude a mudar essa situação. Mas ele admitiu que "Lady Vengeance" terá dificuldade em ter sucesso comercial em países como os EUA, em função de seu sistema classificatório mais rígido.

Falando à Reuters com a ajuda de um tradutor, Park disse:

- Me sinto frustrado. Mas o importante não é tanto atrair um público grande, mas fazer o filme. Meu filme não tem muita violência visual, mas é fato que ele descreve pensamentos violentos.

Lançado na Coréia do Sul em meados de julho, "Lady Vengeance" já arrecadou US$ 20 milhões nesse país.

Park disse que existem características da sociedade coreana que podem explicar o sucesso do filme.

- A sociedade coreana vem passando por transformações aceleradas. A sociedade e a economia se desenvolveram tremendamente nos últimos anos, mas isso também cria um lado mais sombrio. Os coreanos sentem uma espécie de confusão moral - disse o diretor.

- Diferentemente de outros filmes comerciais, os meus tratam da consciência de culpa e da redenção moral. Isso talvez mexa com os corações coreanos.

Em "Lady Vengeance", pela primeira vez, o papel principal é de uma mulher, permitindo ao diretor explorar um tipo diferente de vingança.

- A idéia da redenção e a percepção que temos do sentimento de culpa é mais forte nas mulheres do que nos homens, então pode ser mais bem expresso por uma mulher - disse Park.

O diretor disse que tem mais dois filmes em vista. Um é uma comédia romântica ambientada num hospital psiquiátrico, e o outro é um terror em estilo vampiresco e que será "ultraviolento".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]