• Carregando...

O cineasta americano Tim Burton, mestre dos fantásticos "O estranho mundo de Jack" e "A fantástica fábrica de chocolate", escolheu Paris como única etapa europeia para expor os seus desenhos, maquetes e figurinos, pois "sempre se sente bem-vindo", assegura.

"Eu sempre me sinto bem-vindo aqui, é um país que aprecia o cinema: e mesmo quando não gostam de meus filmes, falam muito bem", declarou nesta segunda-feira o artista à imprensa, poucas horas antes do vernissage da exposição de suas obras na Cinemateca francesa (até o dia 5 de agosto).

Embora more em Londres com a sua companheira, a atriz inglesa Helena Bonham Carter, e seus dois filhos, Tim Burton prefere evitar a capital britânica: "os jornalistas são horríveis comigo e eu não quero que as minhas crianças escutem até que ponto eu sou um artista insuportável".

A exposição, que é acompanhada em Paris de uma retrospectiva deste diretor prolixo --seu próximo filme, "Dark Shadows" estreia em maio--, foi inicialmente exposto no Museu de Arte Moderna, o MoMa de Nova York antes de viajar para Melbourne, Toronto e Los Angeles.

Mais de 500 desenhos, criados na infância ou quando teve seus primeiros contatos com os estúdios Walt Disney --que recusaram a maioria das obras-- serão mostrados ao público a partir de quarta-feira.

A exposição parisiense apresentará uma série exclusiva de desenhos feitos em guardanapos principalmente do Ritz, seu palácio preferido, prova que o artista não larga nunca o seu lápis.

"O desenho é uma boa maneira de ocupar suas mãos e de se manter ocupado, isso evita cair numa depressão profunda", ressaltou o autor, acrescentando que "o mais importante de cada dia é guardar um pouco de tempo para sonhar, para criar".

Para o menino de Burbank, Califórnia, um dos imensos subúrbios residenciais que ele apresenta como um deserto cultural, à margem da história, que, no entanto, abriga os estúdios da Disney e Warner, o museu foi uma descoberta tardia.

"Eu não tinha nenhuma cultura de museu, entrei em meu primeiro museu aos 18 anos", disse, manifestando a sua "gratidão" aos comissários do MoMa que foram os primeiros a pendurar seus desenhos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]