• Carregando...
Matt Damon e Jimmy Kimmel: mais de dez anos de “ódio” | Reprodução/YouTube
Matt Damon e Jimmy Kimmel: mais de dez anos de “ódio”| Foto: Reprodução/YouTube

Na cerimônia de premiação do Oscar do último dia 26 de fevereiro, Jimmy Kimmel pagou tributo a seu alvo favorito de pegadinhas: Matt Damon. Em um esquete, Kimmel exibiu o filme para família de Damon de 2011 “Compramos um Zoológico”, maravilhando-se que Damon “não tem quase nenhum talento perceptível, mas funciona.”

De volta ao Teatro Dolby, Damon subiu ao palco ao lado de seu amigo de infância Ben Affleck para anunciar o prêmio de melhor roteiro original. Mas o apresentador disse para a audiência receber “o duas vezes ganhador do Oscar Ben Affleck e seu convidado.”

Essa foi a continuação de uma duradoura mas completamente falsa animosidade entre Damon e Kimmel, que eventualmente conspirou para expulsar seu inimigo de mentirinha do palco. “Ainda estou apresentado. Você não pode me cortar para a música!” Damon disse conforme a câmera enquadrava Kimmel alegremente conduzindo a orquestra. A constante troca de farpas foi um dos destaques da transmissão – antes de todo o drama da cerimônia ser usurpado pela épica confusão envolvendo o prêmio de melhor filme.

Há quanto tempo essa briga de mentirinha está acontecendo? Ao que parece, muito. Em 2011, Damon explicou as origens da piada à revista Parade. Ele nem estava participando inicialmente. Na verdade, ele não tinha ideia do que estava acontecendo. Tudo o que sabia era que Kimmel estivera dizendo “minhas desculpas a Matt Damon, ficamos sem tempo” por boa parte de um ano. Em 2006, quando Damon foi finalmente convidado para participar do “Jimmy Kimmel Live”, ele perguntou ao anfitrião sobre a brincadeira. Eis Damon explicando a conversa que tiveram nos bastidores:

“Ele disse ‘você quer saber o que aconteceu? Eu estava fazendo um programa particularmente ruim; acho que meus convidados eram um ventríloquo e um cara em uma roupa de macaco. Estávamos encerrando e houve pouquíssimos aplausos na audiência. Estava tendo um momento ruim e apenas disse ‘minhas desculpas a Matt Damon; ficamos sem tempo.’ Meu produtor estava logo ao lado da câmera e se partiu de rir. Era só humor negro. Ninguém mais entendeu a piada. Mas nos fez rir, então começamos a fazer isso toda noite. Não tenho ideia de por que disse seu nome; poderia ter sido o de qualquer um’.”

Nessa noite fatídica em 2006, Kimmel recebeu Damon com uma prolixa apresentação que deixou pouco espaço para uma entrevista de verdade. “Matt Damon, pessoal!” ele disse eventualmente conforme o público aplaudia. “Eles te amam e é muito bom te receber aqui. Infelizmente, estamos totalmente sem tempo.”

“Sinto muito, Matt”, acrescentou. “Você pode voltar amanhã à noite?”

“Vá se f...”, Damon respondeu. Os dois então encenaram uma discussão aos berros, com Damon saindo do palco.

A briga de mentira sofreu uma reviravolta histérica em 2008 quando Kimmel recebeu sua então namorada Sarah Silverman em seu programa. Depois de uma longa introdução cheia de idas e voltas que incluíram uma discussão dos pelos negros e grossos de seu braço, Silverman revelou que tinha uma surpresa. Ela chamou um vídeo dela desleixadamente dedilhando um violão.

“Aqui vai”, disse Silverman, antes de começar a cantar a alegre canção. “Estou transando com Matt Damon!”

Então Damon apareceu. “Ela está transando com Matt Damon!” disse com um largo sorriso irônico. Eles prosseguiram para contar a Kimmel, por meio da canção, a respeito de todos os lugares e instâncias nos quais cometeram o ato. O vídeo é, bem, realmente algo a se contemplar. Especialmente depois da marca de quatro minutos.

Em um episódio em 2013, Damon tomou conta do “Jimmy Kimmel Live”. O verdadeiro anfitrião, amarrado em uma cadeira com sua gravata em sua boca, olhava desesperadamente conforme Damon apresentava a si mesmo como “o oposto de Jimmy Kimmel” e recebia Silverman, não mais envolvida com Kimmel, no programa. “Estava imaginando se você poderia descrever seu relacionamento com Jimmy para mim”, ele disse. Silverman suspirou antes de comparar o pobre Kimmel a cachorros quentes vendidos nas calçadas da cidade de Nova York.

Dois anos depois, a briga tinha ficado tão ruim (leia-se: viral) que Kimmel e Damon tentaram terapia de casal. (Alerta de spoiler: não funcionou.)

Assim como na noite do Oscar, Affleck está frequentemente participando da piada. Ano passado, ele foi a extremos para levar Damon ao “Jimmy Kimmel Live”, carregando-o debaixo de uma enorme capa de chuva.

E há poucas semanas Damon apareceu em um esquete com Kimmel e sua esposa, Molly McNearney, que está grávida do segundo filho do casal. A piada aqui era de que o bebê poderia ser na verdade filho de Damon. Damon e Kimmel tentaram esclarecer as coisas em uma paródia de um episódio de “Maury”, com Martin Short interpretando o anfitrião do programa vespertino que tem uma afinidade com testes de paternidade.

Semana passada, Kimmel apareceu em “Ellen”, onde falou a respeito da preparação para apresentar a cerimônia de premiação do Oscar. Ellen Degeneres não pode deixar de mencionar Damon, que tinha participado do programa na semana anterior e lamentado que Kimmel ser anfitrião do Oscar era “horrível para todo mundo”.

“Ele estava nesta cadeira?” Kimmel perguntou. “Ugh.” Degeneres assegurou-lhe que a cadeira tinha sido limpa desde então.

“Não gostamos um do outro, caso você não saiba o pano de fundo”, Kimmel disse.

A boa noticia é: agora você sabe.

Veja todos os vídeos, em ordem cronológica, da “briga” entre Jimmy Kimmel e Matt Damon (em inglês, sem legendas):

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]