Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Televisão

“Guerra e paz”, a série da BBC, é um “clássico com decotes”

Lily James vive o papel de Natasha Rostov | /Divulgação
Lily James vive o papel de Natasha Rostov (Foto: /Divulgação)

Vários jornais russos criticaram a nova adaptação para televisão da BBC da obra de Tolstói “Guerra e paz”, porque inclui um incesto que não aparece no romance e por conter muitas cenas de sexo.

Dirigida por Andrew Davies, a série de seis episódios estreou na BBC em 3 de janeiro e foi aclamada na Grã-Bretanha. Mais de seis milhões de telespectadores assistiram ao primeiro capítulo.

Segundo o site Fontanka.ru, a adaptação e suas inúmeras cenas de sexo são apenas “um clássico literário com decotes”.

Um dos principais personagens femininos, a princesa Helene Bezukhova usa à mesa um vestido tão apertado que parece que seus peitos “estão prestes a cair no prato”, ironiza o site, com sede em São Petersburgo, cidade onde foram rodadas partes da série.

Também chamou atenção na Rússia uma cena de amor em cima da mesa e outra de incesto entre Helene Kuragina e seu irmão Anatol, que não aparece no livro.

A série não está sendo exibida na Rússia, mas pode ser vista na web.

A revista cultural Afisha diz que “o romantismo de Tolstói foi transformado em uma novela de Jane Austen”. Para a revista, a série “se destina aos que não leram o livro e não têm a intenção de fazê-lo”.

O programa já foi vendido para vários países europeus, assim como a Austrália, Israel e Estados Unidos, segundo a BBC.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.