• Carregando...
Nas laterais da mesa estão os quatro aspirantes a mestre sommelier do documentário “Somm”. | Divulgação
Nas laterais da mesa estão os quatro aspirantes a mestre sommelier do documentário “Somm”.| Foto: Divulgação

“Somm” é a gíria para sommelier, o especialista em vinho, que dá nome ao documentário de 2012. O filme, disponível na Netflix, acompanha quatro profissionais que se preparam para o teste mais importante de suas carreiras, o de “Master Sommelier”.

A entidade que atribui esse título é europeia e poucos conseguem passar nas três etapas de avaliação: teoria, nariz e serviço. Existem apenas 230 mestres sommeliers no mundo inteiro.

Os aspirantes ao título precisam saber de cabeça uma quantidade insana de informações bizarras – como as obscuras regiões produtoras dos Bálcãs –; devem ser capazes de reconhecer as características de um vinho apenas pelo bouquet e, depois de prová-lo, chegam ao ponto de dizer o nome do produtor e safra (mas nem sempre acertam); por fim, precisam saber falar e vender o vinho para um cliente (daí o serviço).

Os quatro americanos não são carismáticos – oscilam entre extremos de arrogância e insegurança –, mas o filme tem bons momentos. É divertido, por exemplo, vê-los listar até 12 aromas diferentes para um vinho quando cientistas argumentam que a maioria das pessoas consegue reconhecer quatro aromas distintos numa mesma fonte (os de olfato extraordinário reconhecem, no máximo, seis).

Filmes passeiam pelo mundo do vinho

Disponíveis no Netflix, produções falam de Borgonha e Champagne, na França

Leia a matéria completa

Assim um sujeito faz movimentos circulares com a taça, arejando o vinho, e depois leva ao nariz uma, duas, seis vezes, intercalando as frases. E dispara: “No nariz é limpo e não detecto imperfeições. Tem uma intensidade moderada, é jovial. Tem aromas ‘feridos’: maçã machucada, pera machucada, pêssego machucado... Madressilva, camomila, lavanda, um pouco de botrytis [um fungo mortal para o vinho], calcário, lã molhada... Feno, pistache e chá”. Outro, em meio a uma lista extensa de odores, detecta o cheiro de “lata de bolas de tênis recém-aberta”!

O filme também deixa claro que existe muita gente esnobe interessada em vinho e mostra uma parte importante da indústria movimentada por ele. E essa parte tem pouco a ver com os produtores conversando com suas videiras e brindando o fim da colheita.

“Somm” tem alguns problemas. Um deles é a insistência do diretor Jason Wise em explodir taças de vinho. São vinhetas que ele usa para separar um capítulo do outro.

A imagem não significa nada na história que está contando e, depois da terceira vinheta, fica irritante. É como se ninguém ali – nem o diretor, nem os aspirantes a mestre sommelier – gostasse mesmo de vinho. Na verdade, um dos estudantes diz que não vê a hora de terminar a prova e ficar um tempo só tomando cerveja porque não aguenta mais pensar em vinho. Esse cansaço, como o de alguém que estuda para um vestibular, parece estragar o documentário todo.

Abaixo, o trailer de “Somm”:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]