• Carregando...
Liana Leão, com Bárbara Heliodora e Mauro Maya: parceria | Arquivo pessoal
Liana Leão, com Bárbara Heliodora e Mauro Maya: parceria| Foto: Arquivo pessoal

Um programa nascido na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e apoiado pela televisão daquela entidade irá difundir trechos da obra de Shakespeare para a rede de televisões universitárias do Brasil. O projeto também servirá de arquivo digital ao Instituto Gandarela, que pretende inaugurar em 2016 o Globe Theatre brasileiro na cidade mineira de Rio Acima.

A ideia partiu da professora shakespeareana Liana Leão, que sonha em difundir trechos de obras do bardo aos quatro ventos. O projeto Shakespeare: Texto, Palco e Tela, ainda em produção, permitirá que estudantes, acadêmicos e interessados assistam a programas de 3 a 5 minutos em que atores declamam trechos marcantes de peças como Hamlet, Macbeth e Rei Lear. Antes, um estudioso da área fala sobre a relevância do excerto em questão.

A escolha de textos e explicações virá da pena de ninguém menos que Bárbara Heliodora, carioca que é a sumidade nacional nos estudos do escritor inglês e que se dispôs a dirigir os atores. A também crítica e tradutora deve iniciar as gravações neste mês, com atores como Fernanda Montenegro, Diogo Vilela e Marco Nanini.

Quando, há um mês, Liana apresentou a ideia à UFPR TV, foi recebida de braços abertos. "Temos buscado parceiros que nos tragam conteúdo", explica o diretor do canal, Carlos Rocha, que prevê o início das transmissões dos mesmos vídeos do site para fevereiro de 2013. As gravações no Rio de Janeiro serão feitas em parceria com o laboratório de vídeo em 3D da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em Curitiba, serão convidados atores experientes. Em sua passagem por Curitiba com a peça Macbeth, no dia 27 de outubro, os atores Marcello Antony e Claudio Fontana já deram sua contribuição e gravaram falas do espetáculo para uso no projeto.

Globe

O teatro brasileiro que será uma réplica do Shakespeare’s Globe Theatre de Londres deixou empolgados tanto estudiosos quanto intérpretes e diretores interessados na obra do bardo. Essa é a primeira vez que os administradores daquele importante ponto turístico londrino autorizam o uso da marca e o projeto arquitetônico, com sua arena circular, em outro país.

"Vamos receber produções do Globe inglês e as melhores produções brasileiras serão apresentadas lá", garante o idealizador do projeto, Mauro Maya.

Além das apresentações e de contribuir com vídeos para o site, o teatro estará inserido no circuito cultural Gandarela, que será lançado dia 1º de dezembro. O objetivo amplo é promover, por meio da cultura, o desenvolvimento da região, que fica no quadrilátero ferrífero de Minas Gerais. Ainda neste mês, a professora Aimara Resende, que cooordena o núcleo artístico educativo, deve dar início a aulas sobre Shakespeare para crianças.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]