• Carregando...
Jeff Reinholds descreve seu estilo como “piano rock” | Marco Favero/Gazeta do Povo
Jeff Reinholds descreve seu estilo como “piano rock”| Foto: Marco Favero/Gazeta do Povo

Trajetória

Redescoberta ao som de "November Rain"

Criado numa família de crença evangélica rígida, Jeff Reinholds aprendeu a tocar piano clássico por incentivo da mãe. "Eu gostava do instrumento, mas não do som que eu tirava dele, dos exercícios, das valsinhas, nada", recorda. Já no fim da adolescência ele descobriu "November Rain", da banda Guns N’ Roses. A canção foi uma espécie de redescoberta: "A partir dela, comecei a carreira de músico". A inspiração clássica vem do compositor alemão Beethoven. "Ninguém me convence de que a 5ª Sinfonia não é rock and roll", sustenta. Ao todo, ele tem cerca de 90 composições, mas ressalta: "Todas estão em constante processo de criação e poderão aparecer em novos trabalhos".

CD

Piano Rock Symphony #1

Jeff Reinholds. Electra Guithar Editora. R$ 25. Rock.

"Marteladas" firmes e certeiras nos graves com a mão esquerda, mão direita que vai e vem sobre o restante do teclado. O pé direito pisa fundo no pedal e os abafadores – que "cortam" a vibração das cordas – praticamente não trabalham. Todas as notas se alongam e formam um som cujo ritmo não deixa mentir: é rock and roll. Foi com base nesses elementos que o pianista de Irati, nos Campos Gerais, Jeff Reinholds, chegou ao que ele mesmo chama de "piano rock". Oito composições próprias – executadas por ele – ganharam o formato de um CD que acaba de ser lançado.

Ele é ainda um pouco mais ousado e arrisca: "Eu coloquei uma banda de rock inteira dentro do piano. Com a mão esquerda eu "faço" o baixo e dou o ritmo. Com a mão direita, uso as teclas para substituir a linha vocal e a guitarra", explica Reinholds, que usa, no máximo, quatro acordes em suas músicas. A ideia de misturar piano e rock pode até estabelecer alguma semelhança entre o iratiense e o pianista norte-americano Jerry Lee Lewis, só que Reinholds não faz questão de ter a mesma "animação" do astro internacional. "Eu preciso estar concentrado para tocar, além do que, se eu tentar me virar para a plateia, tenho de soltar o pedal. A não ser que eu coloque um tijolo nele", brinca.

As composições também têm uma história à parte. A fase mais profícua começou durante a faculdade de Jornalismo, cursada na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no começo dos anos 2000. "Eu comecei compondo músicas de protesto, mas eram imensas, verdadeiros ‘Faroestes Caboclos’ [numa alusão à banda Legião Urbana]. Eu mesmo tentei cantar tudo aquilo mas, já na época, percebi que o meu negócio não era cantar. Tentei, então, montar uma banda com base nessas músicas, mas também não deu certo. A coisa funcionou quando eu abandonei as letras e transferi tudo para o piano", conta.

Desde o ano passado, Reinholds se apresentou em alguns concertos na região. O trabalho dele está sendo divulgado quase completamente em inglês. "Disponibilizei algumas músicas na internet e, hoje, há mais conteúdo publicado sobre mim em inglês do que em português", observa. O CD, gravado em um estúdio que ele montou em casa, demandou um investimento de cerca de R$ 50 mil.

Saiba sobre o trabalho do músico no site www.jeffreinholds.com

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]