• Carregando...

O uruguaio Jorge Drexler, 45 anos, ganhador do Oscar em 2005 pela música "Al Otro Lado Del Río", feita para o filme "Diários de Motocicleta" - do diretor brasileiro Walter Salles -, está no Brasil para divulgar seu novo disco, "Amar La Trama", o 12º da carreira, lançado neste ano.

Ele se apresenta amanhã, às 22h, no Via Funchal, em São Paulo. Antes de chegar ao País, Jorge conversou com o Jornal da Tarde por telefone, de sua casa, no Uruguai. "O show terá uma sonoridade renovada, que acompanha o trabalho feito no novo disco. O repertório terá canções dos trabalhos antigos, só que adaptadas para um formato mais expansivo", explica o cantor.

O disco foi gravado de maneira inusitada. Drexler transformou um palco de televisão em estúdio e gravou para um público seleto, com músicos tocando ao vivo. Com composições que falam de desilusões amorosas e corações partidos, Drexler se mostrou também um autor sensível. "Eu me emociono o tempo inteiro", revela o cantor, dizendo que chora pelos motivos mais fúteis.

Drexler é fluente em português e próximo da música brasileira. Essa proximidade se dá, inclusive geograficamente. "O Uruguai é muito pertinho do Brasil, não é? Tem essa relação fronteiriça", diz.

"Os músicos que mais ouço são brasileiros, como João Gilberto, Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil. Há seis anos, Paulinho Moska me convidou para trabalhar em seu álbum, Tudo Novo De Novo. Foi aí que começou minha grande relação com o Brasil." Depois de Moska, Drexler trabalhou com músicos como Lenine, Chico César, Vitor Ramil, Maria Rita, Simone, Zélia Duncan, Arnaldo Antunes e Celso Fonseca. "Trabalhei com os principais músicos brasileiros da nossa geração", diz.

Ainda do Brasil, Drexler acredita que o público nacional está começando a se interessar mais pelas músicas latino-americanas. "Ao menos isso está acontecendo comigo. Não é uma coisa habitual no Brasil vocês escutarem música em espanhol. Quando eu era mais novo, não me lembro de conhecer brasileiro que escutasse música latina". No mercado latino, artistas como Mercedes Sosa, Shakira Miguel Ríos e Ketama já gravaram músicas do uruguaio. No show, ele deve interpretar "I Don’t Worry About a Thing", "Las Transeúntes" e "Toque de Queda", além da canção vencedora do Oscar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]