• Carregando...
A diretora Ana Rosa Tezza em seu espaço de teatro-quintal. | Divulgação
A diretora Ana Rosa Tezza em seu espaço de teatro-quintal.| Foto: Divulgação

CURITIBA

1- SHAXPEARE! SHAGSBERE!! SHAKESPEARE!!!

Estreia no dia 16 de junho a nova montagem de Edson Bueno e seu grupo Delírio, um espetáculo ambicioso que falará de muitas peças do bardo e de sua vida. Ou melhor, dos mitos muito mais interessantes que o cercam. “Gosto de desafio, e seria menos instigante montar uma só peça de Shakespeare”, conta Bueno, que quer “se obrigar” a pesquisar todo o universo do dramaturgo inglês para este projeto.

Um elenco com 11 pessoas foi selecionado por meio de oficinas e será composto por novatos e veteranos.

Exclusivo: em entrevista, William Shakespeare diz temer a morte

Leia a matéria completa
2 - Leituras na Ave Lola

O grupo com sede no bairro São Francisco inicia em julho um ciclo de 5 leituras de Shakespeare em seu jardim. Com fogueira ao fundo, atores como Edson Bueno lerão trechos de “Hamlet”, “Ricardo III”, “Noite de Reis” e outras duas peças a serem escolhidas.

A programação poderá se estender até o fim do ano, período em que o grupo estará preparando sua próxima peça, baseada em Shakespeare.

VERSO

Um dos grandes embates relacionados às montagens de Shakespeare é a opção pelo texto em verso ou prosa. Para a professora Liana Leão, o verso pode parecer difícil, mas, com bom treino, ajuda a manter o ritmo da fala e até a decorar as falas. “O ator aprende a cavar suas pausas no texto”, explica a estudiosa.

Como é praxe na casa, pratos serão elaborados com inspiração em cada obra, e o bar Le Voleur de Vélo irá criar drinks que combinem com o clima de comédia ou tragédia.

3– Bife Seco encena “Tito Andrônico”

Raramente montada no Brasil, a primeira peça de Shakespeare, “Tito Andrônico”, ganhará uma versão curitibana no final do primeiro semestre de 2017. O grupo BifeSeco convidou o ator Ranieri Gonzales para o papel título, e a encenação irá ocorrer durante a preparação de um jantar para o público. “Titus Andronicus tem exatamente toda aquela energia e erros que existem quando se tenta colocar as ideias no papel pela primeira vez”, empolga-se o diretor Dimis Jean Sores. “A imaginação ferve e você quer escrever tudo que sempre teve vontade de uma vez só, de uma forma visceral. É possível ver as mesmas temáticas e anseios nas peças que ele escreveu depois, mas de uma maneira muito mais refinada, coisa que só se aprende com a experiência. É isso que me fascina em ‘Titus’, a imperfeição. Sem falar, é claro, em todas aquelas cenas icônicas recheadas de sangue, sadismo e membros decepados.”

SÃO PAULO

Vai viajar? Saiba de algumas opções no teatro na capital paulista.

1 - “Otelo”, com direção de Débora Dubois.

Até 28/4, no Teatro Faap. Com Rafael Maia, Samuel de Assis e Samara Felippo.

“Medida por Medida” volta em São Paulo.Divulgação
2 - “Macbeth” e “Medida por Medida”, com Thiago Lacerda e Giulia Gam

As peças vieram ao Festival de Curitiba e poderão ser vistos de novo em São Paulo na segunda quinzena de julho, no Teatro Sérgio Cardoso.

3 - “RAMP!”, inspirada em “A Megera Domada”, com direção da escocesa Shona Cowie

Fica até 24 de abril no Espaço Cultura Inglesa Vila Mariana.

4 - “Cymbeline XXI: A Rehearsal”

No Teatro Cultura Inglesa Pinheiros até 1º de maio.

5 - Fórum Shakespeare

Apresentado no Centro Cultural Banco do Brasil de 20 a 25 de abril, com debates, oficinas e uma montagem inédita de “Macbeth”, com direção do inglês Greg Hicks.

6 - “Um Rio de Infância para Shakespeare”

Com texto de Jorge Miguel Marinho e direção de Alexandre Brazil, que reúne poemas sobre Shakespeare e Jorge Luis Borges. Ainda sem data. E Caco Ciocler dirige “Tito Andrônico” mais tarde neste ano.

PORTO ALEGRE

1 - “Hamlet Envenenado ou o Gosto do Azedo”

Apresentação do grupo Rito dia 22 de abril na Terreira da Tribo, com entrada franca.

2 - “A Comédia dos Erros”

Do grupo gaúcho Stravaganza, está em apresentação pelo interior do Rio Grande do Sul. Dias 28 e 29 de maio estará na cidade de Antônio Prado.

PARATY

O British Council manterá durante a Festa Literária Internacional de Paraty, de 29 de junho a 3 de julho, a Casa Shakespeare, com atrações de entrada franca. Haverá encenações, recitais, debates, e sessão de filme ao ar livre, tudo ligado a Shakespeare. O destaque é o chá inglês misturado com cachaça e a apresentação da obra de artistas locais, como ceramistas e cirandeiros de quem foram encomendados trabalhos relacionados ao dramaturgo.

ONLINE

A partir de meados de maio, o British Council coloca à disposição das escolas um material de apoio a professores relacionado a Shakespeare em shakespearelives.org.

E o projeto “Play your part” incentiva atores e não atores a gravar seus trechos preferidos da obra de Shakespeare e postar nas redes sociais com a hashtag #PlayYourPart. Os vídeos serão reunidos numa plataforma internacional. Uma plataforma com esse objetivo existe na Universidade Federal do Paraná: “Shakespeare Brasil” tem artigos e vídeos em que atores como Fernanda Montenegro e Miguel Falabella recitam trechos de peças.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]