• Carregando...
José Aguiar: Alemanha no papel | Arquivo pessoal
José Aguiar: Alemanha no papel| Foto: Arquivo pessoal

Entre março e agosto de 2006, o quadrinista e ilustrador curitibano José Aguiar viveu em Leipzig, cidade de 450 mil habitantes localizada na antiga Alemanha Oriental. Além de sua mulher, que viajou à Europa para estudar, o artista tinha a companhia de um caderno inseparável, ao qual dedicava suas impressões em forma de desenho. O trabalho, que começou por acaso, já recebeu a indicação de melhor exposição de 2007 pelo Troféu HQMIX e estréia hoje em Curitiba.

A exposição Reisetagebuch – caderno de viagem, em alemão – foi dividida em duas partes. A primeira, "Uma Viagem pelos Lugares da Alemanha" traz 31 criações que refletem as experiências e impressões do artista em cidades como Berlim, Weimar, Passau e Munique. Já "Uma Viagem pelo Povo da Alemanha", que estréia próximo sábado no Centro de Criatividade de Curitiba, no Parque São Lourenço, representa em forma de 32 desenhos, alguns traços do comportamento do povo alemão.

"Ao ilustrar detalhes da arquitetura, cenas curiosas e os diversos tipos humanos que conheci, inverti o sentido original das antigas expedições artísticas. Trago, sob um olhar contemporâneo, um pouco da Europa, uma Alemanha exótica e ao mesmo tempo familiar. Algo que só a linguagem do desenho, da ilustração, poderia expressar corretamente", contou Aguiar, formado em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná e professor de História em Quadrinhos da Gibiteca de Curitiba.

Registros

Segundo Aguiar, até o século 19, era comum expedições de artistas estrangeiros, inclusive alemães, virem ao Brasil para registrar o cotidiano, a fauna e os tipos humanos em ilustrações que apresentavam uma perspectiva européia de nosso país. Com o advento da fotografia, o trabalho perdeu parte de seu teor científico, mas ganhou aura de arte.

"Atualmente, vários artistas se dedicam a produzir cadernos de viagem sobre suas experiências longe de casa. Como estava em um país onde se fala uma língua completamente diferente, tive um ponto de vista peculiar da realidade ao meu redor. A experiência foi bastante reflexiva", comentou.

O trabalho já foi exposto no Centro de Cultura França-Alemanha em Niterói (RJ), além de receber a indicação de melhor exposição de 2007 no Troféu HQMIX, promovido pela ACB (Associação dos Cartunistas do Brasil) e pelo Imag (Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil).

José Aguiar, que em 2005 venceu o 1.º Concurso Internacional de Quadrinhos do Senac-SP, voltou à Berlim em janeiro deste ano para aumentar seus conhecimentos sobre a Alemanha e agora procura parceiros para ajudá-lo em seu próximo passo. "As exposições de Reisetagebuch são a primeira etapa de um projeto maior: a publicação de um livro que reunirá, além das ilustrações expostas, novas imagens, textos e quadrinhos. Há muito a contar sobre o povo alemão. Principalmente sobre as pequenas diferenças que o separa ou aproxima culturalmente de nós, brasileiros", explicou o artista.

Serviço

Reisetagebuch. "Uma Viagem pelos Lugares da Alemanha". Goethe-Institut de Curitiba (R. Reinaldino S. de Quadros, 33) (41), 3262-8244. Dia 20, às 20h. Entrada franca. "Uma Viagem pelo Povo da Alemanha." Centro de Criatividade de Curitiba (Pq. São Lourenço), (41) 3313-7191. Dia 22, às 10h30. Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]