• Carregando...
Leitura de A Comédia da Panela, de Tito Plauto, com a Companhia Arte da Comédia, de São José dos Pinhais | Luis Fernando Frandoloso/Divulgação
Leitura de A Comédia da Panela, de Tito Plauto, com a Companhia Arte da Comédia, de São José dos Pinhais| Foto: Luis Fernando Frandoloso/Divulgação

Teatro

Confira informações desta e de outras peças no Guia da Gazeta do Povo.

A imersão na cultura italiana proposta pelo evento Mia Cara Curitiba, que promove até 9 de junho sessões de cinema e música do Bel Paese passa também pela dramaturgia. Desde a última quarta-feira, grupos de dentro e fora de Curitiba fazem leituras dramatizadas de texto teatrais que passam por autores clássicos como Luigi Pirandello e Carlo Goldoni e apresentam novos nomes, como Letizia Russo e Ugo Chiti.Um motivador para a qualidade é o prêmio de R$ 15 mil que será entregue no dia 9 ao melhor trabalho. As apresentações acontecem no teatro José Maria Santos sempre às 20 horas, com entrada franca.

"O que vimos pelos textos é que muitos falam das relações humanas, como conflitos familiares", conta a curadora Bia Reiner.

Neste fim de semana, estão em cartaz as leituras de Túmulo de Cães, de Letizia Russo, com a Metáfora Cia. Teatral; Quatro Bombas no Bolso, de Ugo Chiti (com o grupo de Florianópolis Os Asiáticos), e O Estupro, de Franca Rame e Dario Fo, com Cia. Serial Cômicos.

Homenagem

Foi um susto saber da morte de Franca, em Milão, justamente no dia da estreia da programação de leituras. Casada com o diretor Dario Fo, com quem manteve parceria artística até o fim, a atriz e feminista militante tinha 84 anos e sofria as consequên­­cias de um derrame ocorrido no ano passado. O texto de sua autoria traz lembranças trágicas: em 1973, ela foi vítima de um estupro coletivo atribuído por Fo a fascistas. Franca foi eleita senadora da República em 2006 e renunciou dois anos depois. Uma homenagem à atriz deve ser feita durante o evento de domingo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]