• Carregando...
Em São José dos Pinhais, os shows no palco Conexões, instalado na Praça Missionário do Verbo Divino, no centro da cidade, começaram às 16 horas | Brunno Covello/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Em São José dos Pinhais, os shows no palco Conexões, instalado na Praça Missionário do Verbo Divino, no centro da cidade, começaram às 16 horas| Foto: Brunno Covello/Agência de Notícias Gazeta do Povo
  • Apresentação folclórica em São José dos Pinhais
  • Crianças fazem apresentação folclórica na Virada Cultural
  • Show da banda 5 graus, em São José dos Pinhais
  • Apresentação da banda de pagode Arte e Melodia, em São José dos Pinhais
  • Três palcos foram montados em pontos diferentes de Cascavel
  • Aproximação do público fez com que músicos reclamassem da falta de segurança

O fim de semana no interior do Paraná está repleto de atrações culturais. Onze 11 municípios tem programação com muita música e outras ações culturais que integram a Virada Cultural Paraná.

Veja fotos da Virada

Os moradores dessas cidades aproveitaram shows musicais e outras atrações da área cultural. Em Guarapuava, por conta do mal tempo, as duas últimas atrações foram canceladas.

Em Curitiba, a programação acontece de 9 a 10 de novembro, na Corrente Cultural.

Leia abaixo como foram algumas das atividades:

Ponta Grossa

A chuva até atrapalhou, mas não impediu o show do Raimundos na Virada Cultural em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, na madrugada deste domingo (27). A banda de rock que já tem mais de 20 anos de estrada tocou no palco principal montado no parque ambiental Manoel Ribas para um público aproximado de cinco mil pessoas. A organização esperava pelo menos 10 mil pessoas.

Os fãs do Raimundos não arredaram o pé do parque ambiental mesmo com a chuva forte que caiu durante os 65 minutos de show. Eram poucos os prevenidos que haviam levado guarda-chuva na multidão que cantava as letras dos sucessos junto com Digão. A maioria estava encharcada, mas ficou até o final da apresentação.

Digão e Canisso reclamaram da falta de segurança durante o show. Por cerca de cinco minutos, o vocalista parou a apresentação porque havia fãs entrando na área reservada – aproximadamente cinco metros que separavam o palco do público. Dois fãs chegaram a subir ao palco, mas foram retirados a força pelos seguranças. Leia mais detalhes.

São José dos Pinhais

Em São José dos Pinhais, os shows no palco Conexões, instalado na Praça Missionário do Verbo Divino, no centro da cidade, começaram às 16 horas com a Musicletada. No final da tarde, o público ainda era tímido no show da banda Arte & Melodia. Eles interpretaram grandes sucessos do samba e do pagode brasileiro. Logo depois foi a vez da Banda 5 Graus mostrar um rock pesado e músicas autorais.

Passavas das 23h30 quando a cantora Zélia Duncan, a mais esperada da noite, subiu ao palco com seu show "Tudo Esclarecido". Ela mesclou músicas de Itamar Assumpção, um dos grandes ícones da vanguarda paulista dos anos 1980, sendo cinco delas em parceria com a poetisa paranaense Alice Ruiz, e seus grandes sucessos. Animou o público principalmente quando tocou as músicas "catedral" e "alma". Logo depois dela, a banda de reggae Planta e Raiz fechou a noite. Saiba mais

Guarapuava

Uma chuva forte, com rajadas de vento, precipitou o encerramento dos shows. O evento guardava as duas maiores atrações – Fafá de Belém e Banda Mais Bonita da Cidade – para se apresentar partir das 23h30.

De acordo com a organização, os shows no Parque do Lago ocorreram normalmente até por volta de 23h, quando a banda Viola Quebrada se preparava para tocar a última música. Uma forte rajada de vento obrigou a organização a encerrar antes do programado. Saiba mais.

Maringá

Fãs de música independente se reuniram na Travessa Jorge Amado, no Novo Centro, em Maringá, para assistir aos cinco shows da Virada Cultural na cidade. A primeira apresentação, da banda londrinense Terra Celta, começou pontualmente às 18h30, conforme previamente divulgado pelo Sesc Paraná, organizador do evento, e atraiu centenas de pessoas.

A plateia cantou e dançou junto com a banda desde as primeiras músicas. Fã do Terra Celta, Paula Teixeira, de 31 anos, afirma que deve acompanhar todos os shows da Virada até o fim. Ela pontua que gostou da programação, mas espera ver mais nomes locais nas próximas edições. "Acho legal o cuidado da organização em variar os nomes a cada ano, mas seria bom, também, valorizar os talentos da cidade."

Beatriz de Almeida, 48 anos, mora em frente ao local onde foi montado o Palco Conexões. Mas, em vez de assistir aos shows da sacada, ela preferiu descer e acompanhar tudo de perto. "Acho que assim a gente participa mais." Também fã do Terra Celta, ela levou a família para conhecer a banda.

Os shows atraíram, inclusive, pessoas de outros estados, como Jéssica Kopansli, 21 anos, do Mato Grosso do Sul. Jéssica conta que o show do Teatro Mágico, que irá encerrar as apresentações em Maringá, foi o motivo de ela viajar mais de 1,7 mil quilômetros entre a cidade do Noroeste do Paraná e Sinop e desistir de realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado (26). "Hoje, mais importante que a prova é ver o show do Teatro Mágico. É um sonho antigo meu."

Após a apresentação do Terra Celta, estão programados shows de Tony Caster, Banda Remember eTrombone de Frutas. Teatro Mágico, última banda a subir no palco maringaense, deve começar a apresentação a partir da 00h30 de domingo (27).

Cascavel

Em Cascavel, no Oeste, as atividades da Virada Cultural tiveram início as 10 horas deste sábado (26), com apresentações culturais diversas como dança de rua, exposição fotográfica e apresentações musicais. Três palcos foram montados em pontos diferentes da cidade. Um deles, no bairro Country, exclusivo para bandas de rock. Samba, sertanejo, MPB e outros ritmos também integram a programação.

O palco Conexões, montado em frente à prefeitura, é o principal. Nele as atividades só tiveram início às 18h30 com a apresentação da dupla Franco e Diel. Pelo Conexões passarão ainda a banda On The Rocks, Charme Chulo, Grupo Serenô e a banda 14 Bis, o show mais esperado do dia com início previsto para as 23 horas. A expectativa é que os shows noturnos concentrem um grande número de pessoas.

Roda de chimarrão entre pioneiros da cidade e ônibus biblioteca com projeto de leitura também fizeram pare das atividades culturais. Segundo o diretor da Secretaria de Cultura, Julio Cesar Fernandes, o trabalho foi árduo, porém, recompensador. "Os resultados foram muito bons. Tivemos a oportunidade de abrir espaço para manifestações culturais das mais diversas vertentes, oferecendo uma boa estrutura de palco e divulgação. Quem participou, com certeza gostou. Quem não pode, vamos torcer para fazer ainda melhor em 2014", avaliou. Toledo

Em Toledo, também no Oeste, a Virada cultural ocorre no Parque Diva Paim Barth, onde foram montados três palcos. No total são mais de 100 atrações durante o evento. O show mais atraente, no entanto, está marcado para o final da noite com a cantora Sandra de Sá, que traz à região Oeste o show Baculejo.

Virada Cultural Paraná

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]