• Carregando...
 | Sossella
| Foto: Sossella

Recriar e recrear. Esta é a intenção do Wandula, banda curitibana que está lançando um novo registro, um CD duplo, com edição limitada a mil exemplares: "La Récréation". Depois de um pré-lançamento do disco, com um pocket-show na Livrarias Curitiba do ParkShopping Barigüi, na última quarta-feira (21), o grupo lança o disco neste domingo (25), no teatro do Sesc da Esquina, com show completo e os oito músicos que atualmente integram o grupo.

"São composições próprias criadas desde 2003 até este ano. O primeiro CD compila 14 músicas. São trabalhos atuais, dos dois últimos anos, mais elétrico, com bateria e guitarra. E o segundo traz composições que estavam abandonas desde 2003. São canções mais acústicas, com a cara do Wandula mais velho, do trabalho mais intenso entre eu, a Edith (de Carmargo) e o Pimentel (Cláudio, violão)", explicou Marcelo Torrone, que toca piano e teclado e é uma das figuras principais do Wandula ao lado da Edith, que empresta sua voz e habilidade no acordeão, ao conjunto.

O título do novo disco foi escolhido por Edith e Torrone, em 2004, quando davam aulas para crianças na escola para funcionários da montadora Renault. "Nos intervalos é que tínhamos tempo para falarmos mais do grupo e fomos brincando com o lance de recriar nossa música e estar na recreação", lembrou o músico, em entrevista por telefone.

Sobre o novo trabalho Torrone acredita que o público vai ficar surpreso. "Mas mantemos o mesmo estilo poético, minimalista e melancólico característicos do Wandula. Quem acompanhou nossos shows desde o início de 2006 foi percebendo a mudança", comentou Torrone. Entre as novidades na sonoridade do grupo estão a inclusão de harpa e baixo na formação musical que agora conta com um total de oito instrumentistas. Até então eram seis músicos. No show do Sesc da Esquina, o público deverá ouvir uma seleção maior, provavelmente todo o primeiro disco e algumas canções do segundo novo CD. No registro Edith continua cantando em português, inglês, francês e alemão, como no CD anterior, e quem já conhece vai gostar mais ainda do som do Wandula. Como o próprio Torrone explicou, as mudanças foram orgânicas e acompanharam a evolução do grupo. (Ouça canções mais antigas do Wandula no site oficial)

"La Récréation" é o terceiro disco. O primeiro, com o nome da banda, foi lançado em 2000, um ano após o surgimento do Wandula. Em 2005 a banda participou do projeto A Grande Garagem que Grava, onde registrou algumas canções do novo disco, ao vivo. Porém, Torrone garante que a gravação em estúdio está bem diferente. "Como produtor, fiquei 100% satisfeito com o novo disco", comentou. Quando esgotar a edição limitada do CD duplo, com preço de R$ 40,00, o projeto do Wandula é lançar apenas o primeiro CD em nova edição limitada também a mil exemplares.

Como lançamento independente, o grupo contou com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e apoios da Caixa Econômica Federal e Pelissari Informática, para gravar em estúdios as composições.

Além da dificuldade financeira para gravar e distribuir o disco, a banda também tem dificuldade em se reunir. É composta por Marcelo Torrone (piano e teclados), Edith de Camargo (voz e acordeão), Claudio Pimentel (violão), Rafael Martins (guitarra), JC Branco (bateria), Raphael Buratto (violoncelo), Felipe Ayres (harpa) e Denis Nunes (baixo). Com exceção de Torrone e Edith, que trabalham apenas com música, todos outros integrantes têm outras atividades.

"Mas sempre que nos encontramos é com novas idéias, com vontade de tocar, criar. Há uma grande sinergia. Apesar de termos um bom retorno financeiro com os shows, não conseguimos viver do Wandula. O que conseguimos hoje é administrar melhor os recursos para sempre ter material, e investir na banda".

Depois do show no teatro do SESC da Esquina, o Wandula volta a participar do projeto A Grande Garagem Que Grava no próximo dia 2 de dezembro. Na sequência deverão acontecer shows em bares da capital, mas com banda reduzida, devido à capacidade dos espaços.

Em 2008, além de tocar na Europa, há previsão de shows em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. "Temos o convite para participar de um festival de música da América do Sul, em março de 2008, na Suíça. Daí pretendemos fazer o lançamento por lá e tentar uma pequena turnê", adiantou Torrone, que busca ainda apoio do Ministério da Cultura para atravessar o Oceano Atlântico.

O encarte do "La Récréation", contou com coordenação gráfica de Adriana Alegria e ilustrações do artista plástico Marcelo Weber.

Confira a programação de shows no Guias e Roteiros

Serviço: Wandula. Show no domingo (25) às 18h30. Teatro do Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 969) Tel.: 3304-2222. R$ 20,00.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]