• Carregando...
A nova trupe de professores: áreas afins e nada afins ao teatro | Elenize Dezgeniski/Divulgação
A nova trupe de professores: áreas afins e nada afins ao teatro| Foto: Elenize Dezgeniski/Divulgação

Depois de 20 anos com uma escola de teatro que lhe confere um prestígio crescente, o ator e diretor Mauro Zanatta decidiu deixar a modéstia um pouco de lado e acrescentar seu nome ao da casa, antes conhecida como Escola do Ator Cômico. De quebra, a reabertura, após um período de dúvidas sobre o futuro, serve para reestruturar a oferta de cursos.

Surge assim o Espaço Excêntrico Mauro Zanatta, na mesma Rua Lamenha Lins, número 1.429. A ideia é "descentralizar" o foco das artes cênicas e ampliar a construção de conhecimento para áreas como física quântica (com o professor Gabriel Guerrer) e dança do ventre e burlesca (com Bella Pedroso).

"Acredito que o excesso de informações atrapalha o aprendizado. Resumo o ensino na pessoa do aluno – ele mesmo traz muita informação para ser extraída", disse Zanatta à Gazeta do Povo, sobre seus métodos.

Um "núcleo duro" da escola manterá atividades relacionadas à encenação, com o curso de comédia para atores e não atores (único que já abriu as portas, com Zanatta à frente); contação de histórias (com Carlos Moreira); teatro na terceira idade e na adolescência (com Cintia Scoriza e Hique Veiga, respectivamente); a arte do palhaço para professores (Robinson Tocera) e preparação para palestrantes (com Ana Paula Mello Peixoto).

Os cursos não relacionados ao teatro não deixam de ter uma função de formação de público para futuros espetáculos. "Estamos nos valendo da aproximação com essas pessoas", confessa Zanatta. Muitos desses inscritos são advogados, que buscam um melhor uso da linguagem para sua profissão, ou pessoas que desejam vencer a timidez, além de palestrantes. Mas há ainda médicos e pessoas de outras formações. O próximo curso a abrir as portas, em abril, será o de etiqueta, com Lais Mann.

Trajetória

Nessas duas décadas de ensino, Zanatta estima ter tido cerca de mil alunos, entre cursos de maior duração, de preparação de atores, e oficinas. Não é raro ouvir ex-pupilos relembrarem com saudosismo: "A, o Mauro...".

As mudanças de agora são uma reação do artista a uma crise pessoal que o levou a decidir atuar mais "nos próximos 30 anos". "Tenho feito filme, ficção, teatro", conta, animado. Em abril, ele estrela o novo seriado policial da Rede Globo, O Caçador, ao lado do também local Chico Nogueira e de globais como Cauã Reymond.

Entre os espetáculos que marcaram a história de sua Cia. do Ator Cômico, que durou de 2003 a 2012, estão Super-Homem (de 2006, mas que ganhará remontagem em maio), Contas Diárias (também de 2006, com o uso de máscaras e carreira nacional), Esperando Godot (em que ele e Rosana Stavis deram sua marca aos vagabundos de Beckett) e A Queda, com atuação sua para texto de Albert Camus, em 2012.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]