• Carregando...

Quarta-feira (20) foi o dia mundial da felicidade e a ONU (Organização das Nações Unidas) publicou o índice de felicidade dos países. Eu não sei exatamente como mede. Nem sequer a gente sabe ao certo o que é. Mas a ONU usa o PIB per capita, a força da assistência social, a expectativa de vida, a liberdade social e a generosidade.

O campeão de felicidade, segundo a lista da ONU, é a Finlândia, pela segunda vez. No outro ano foi a Noruega. No geral, são os países nórdicos e escandinavos. A Suécia não tem aparecido na lista, mas a Islândia sim, mesmo cheia de vulcões e terremotos.

Eu fico pensando: como a Finlândia pode ser um povo feliz com um inverno de seis meses e um verão de quatro meses. No inverno é tudo escuro, e no verão não existe noite. No inverno a temperatura vai de – 30°C a – 15°C e no verão vai de 10°C a 20°C. Como brasileiro acho estranho, com todo esse frio, o pessoal achar que está muito feliz.

Já que estamos falando de tamanho de inverno e de verão, noite e dia, estamos passando pelo equinócio. Isso significa: dias e noites iguais. Nessa época, ao meio-dia, os postes perto de Macapá não provocam sombra porque exatamente nesse horário o sol está na vertical. O sol nasce exatamente no leste, e se põe exatamente no oeste. E o mais interessante é que no mundo inteiro dias e noites são iguais, 12 horas cada.

Previdência Militar

Nesta quarta-feira foi também o dia em que o presidente Jair Bolsonaro – acompanhado pelo Ministro da Defesa e pelos comandantes militares do Exército, Marinha e Aeronáutica – entregou ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), a proposta da previdência dos militares.

Só para recordar: militar não tem hora extra, não tem adicional de periculosidade e trabalho noturno e é obrigado a ir para onde o patrão manda. Se tiver que ir para a fronteira do Amazonas, lá na cabeça do cachorro, precisa ir. Se tiver manobra, o militar vai ficar longe da família. Simplesmente tem que obedecer às regras.

O essencial da vida militar é dar a própria vida pelo país. Em nenhuma empresa o empregado precisa dar a própria vida. Por causa disso, tinham uma aposentadoria diferente, mas agora a alíquota de contribuição vai aumentar de 7,5% para 10,5%. Ao mesmo tempo, aumenta o tempo de serviço de 30 anos para 35 anos, embora, seja uma profissão teoricamente desgastante.

Modelo vitorioso do Banco do Brasil

Passou meio despercebido o resultado da caixa de previdência dos funcionários do Banco do Brasil. Estou dizendo isso porque contribuí durante 30 anos para a PREVI, então a conheço de perto: é uma previdência de capitalização que serve de modelo para a capitalização sugerida pelo Paulo Guedes.

Vejam só os resultados: ano passado o resultado do Plano 1 [de Previdência Complementar] foi de 6,5 bilhões, com rendimento de 18,82% ao ano. A meta era 8,6%. Mais do que duplicou a meta. Na previdência PREVI Futuro o rendimento foi de 14%, quando a meta era de 8,6%. É um sistema que está dando certo e pode servir de modelo para a proposta de capitalização da previdência para todo mundo.

De partida

Por fim, o presidente Bolsonaro, que recém chegou dos Estados Unidos, foi à Câmara, amanhã já vai estar no Chile, depois vai para Israel e depois para a China, outro parceiro importante. Eu fico pensando: puxa, que saúde. Porque recém acabaram de fechar os últimos buracos abertos pela faca do Adélio Bispo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]