• Carregando...
Alexandre Garcia discute se importar semente de maconha pela internet é crime. Sementes de maconha importadas pela internet são utilizadas até mesmo em vodkas compradas na Europa.  Foto: Antonio Costa / Gazeta do Povo
Alexandre Garcia discute se importar semente de maconha pela internet é crime. Sementes de maconha importadas pela internet são utilizadas até mesmo em vodkas compradas na Europa. Foto: Antonio Costa / Gazeta do Povo| Foto:

O presidente Temer está sempre bem composto. Ele entrou e saiu na prisão do Rio de Janeiro, entrou e saiu da prisão em São Paulo: sempre de terno e gravata. Como que para dizer: “me respeitem eu fui presidente da República”.

Queria também pedir desculpas porque eu confundi as coisas quando falei daquele almoço no Bank of America, eu disse que era um banco que não tinha nada de varejo, mas tem sim. Eu falei com um amigo do Citibank, da Flórida, e ele me disse que o Bank of America seria como o Bradesco – um banco bem popular.

Semente de maconha: importar é crime? O STF responde

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, examinando um habeas corpus de uma mulher que importou pela internet 26 sementes de maconha, disse que ela não é traficante e que tem que ser solta porque a semente de maconha não contém o princípio ativo, o THC.

O princípio ativo só está presente depois que a semente germinar e criar a planta de cânhamo, e essa ser usada para produzir a maconha. Eu acho que a palavra cânhamo é que deu origem à palavra maconha no Brasil, que é chamada de marijuana em outros lugares.

Eu lembro um bate boca que eu tive em um programa com o então deputado Fernando Gabeira, que tentou entrar no Brasil com sementes de maconha da Polônia e ele disse que era injusto ser parado porque era só semente e ele queria produzir a fibra do cânhamo para fazer tênis, mochila, etc…

Eu fui pesquisar sobre a semente da maconha na Polônia. Plantada lá, realmente não vai ter o princípio ativo porque é muito frio. Ela vai ter princípio ativo, e muito ativado, é aqui com o calor do Brasil.

Eu sou um admirador de Fernando Gabeira e faço essa ressalva: se eu fosse eleitor do Rio de Janeiro eu teria votado nele nas vezes em que seria possível votar.

Falando de droga também

A Lei de Drogas que havia sido alterada na Câmara foi alterada ontem (14) no Senado e agora já vai para a sanção presidencial. O interessante é que o presidente que vai sancionar essa lei é o chefe do ministro Osmar Terra, que como deputado apresentou o projeto de lei há alguns anos e só agora que foi provado.

Ele aumenta a pena do traficante, a pena mínima que era de cinco anos passa para oito, e ao mesmo tempo tira a vontade do dependente de drogas na hora de uma necessária internação – se ele não quiser ser internado, não vai adiantar. Agora basta ter o laudo mostrando que ele precisa da internação e ele vai ser internado. É o que agora permite a lei.

Julgamento do Lula

O ex-presidente Lula mais uma vez vai ser julgado no Tribunal Regional de Porto Alegre – TRF4. A juíza Gabriela Hardt o condenou a 12 anos e 11 meses o ex-presidente por causa da reforma do sítio de Atibaia – que era um favor da Odebrecht, OAS e do Banco Schahin.

O Ministério Público não se conformou com a pena e acha que a pena é muito pequena – que vai ser somada a outra e vai dar um quarto de século. Ontem a defesa de Lula entregou as contra razões. Com isso, já está pronto o processo para ser levado à segunda instância, no Tribunal Regional de Porto Alegre, que pode aumentar, diminuir ou retirar a pena de Lula.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]