• Carregando...
Fotos de promoções no comercio. Foto: Marcelo Elias - Gazeta do Povo
Fotos de promoções no comercio. Foto: Marcelo Elias - Gazeta do Povo| Foto:

Pense rápido e escolha uma das opções abaixo para responder a questão que dá título a este post:

(A) Governos

(B) Multinacionais

(C) Micro e pequenas empresas

Acertou quem falou MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Elas são responsáveis por 70% dos empregos gerados no país, segundo dados do Ministério do Trabalho. Essa informação tem muita lógica, já que mais de 1.8 milhão de empresas fecharam suas portas só em 2015, em decorrência da crise econômica provocada pelo impasse político, segundo o Estadão, e o que vimos foi que o desemprego também decolou. Coincidência?

Todos somos sabedores de que os impostos são altos no Brasil, a burocracia é sem fim, os encargos trabalhistas são pesados e os juros bancários são dignos de agiotas. Então por que ainda existem loucos que querem empreender no Brasil?

Porque os empresários que se tornam BEM SUCEDIDOS são muito bem recompensados. Sentem o prazer de terem construído seu projeto, conquistam independência deste sistema nojento e ainda são MUITO bem remunerados.

A busca por todos esses “prêmios” é o principal alimento do EMPREENDEDORISMO. Se acabasse essa busca no Brasil, somente se as pequenas empresas desaparecessem no país, 70% dos empregos também desapareceriam da noite para o dia. A maioria da população mergulharia na pobreza e o governo entraria em falência. Vejam o que aconteceu na Venezuela na última década…

Em todos os países do mundo o sistema econômico depende da pequena empresa, do pequeno empreendedor que acorda todos os dias pelas manhãs para lutar pelo seu sustento e pela construção de seus sonhos.

Se apenas 1% a mais de brasileiros passassem a buscar as recompensas geradas por um empreendimento bem sucedido e honesto, milhões de novos empregos seriam gerados, a economia decolaria e o Estado arrecadaria mais impostos. Todos ganham.

O Brasil precisa de mais empreendedores. O Brasil precisa desenvolver sua cultura empreendedora. Nem todos terão a vocação para isso. Mas se, como disse, uma pequena parcela a mais, com o incentivo correto, passasse a empreender, já seria o suficiente para melhorar muito a vida de todos no país.

Empreender é resolver problemas e vender a solução com escala. Como, no Brasil, temos problemas em abundância, mãos à obra. Vamos criar soluções.

Vamos empreender.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]