• Carregando...
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay| Foto:

Hoje começa 2019. Eu poderia falar de política, já que a posse de Jair Bolsonaro é hoje, mas prefiro abrir o ano com algo mais pessoal, uma mensagem que possa lhe ser útil para os 365 dias que estão por vir.

Nunca trabalhei tanto como em 2018. Além de trabalhar muito, enfrentei desafios inéditos tanto em natureza como em intensidade no ano que passou. A impressão que tenho é de que o ano de 2018 valeu por três, como se Deus tivesse condensado o conteúdo de mais de mil dias em apenas 12 meses. Por conseguinte, tive muitíssimas oportunidades de aprender e evoluir, e consigo hoje identificar pelo menos quatro pontos importantes que fizeram toda a diferença para mim.

Perseverança

Minha esposa sempre me diz que sou uma das pessoas mais perseverantes que ela conhece. Algumas vezes, quando as dificuldades estavam muito grandes, ela chegou a me perguntar quando eu iria desistir. Minha resposta sempre foi a mesma: eu não desisto. Seja na vida profissional, seja no casamento, seja na faculdade, seja onde for, desistir não é uma atitude vencedora. A desistência é a antecipação de um fracasso incerto, ou seja, é a certeza de fracassar em algo que poderia ser um sucesso. E vale uma regra para as desistências: quanto mais tarde você desiste, pior.

Meu conselho e desejo para 2019 é que você não desista. Ainda que algum projeto dê errado e não se desenvolva conforme esperado, é melhor ir até o fim e colher aprendizados do que desistir e colher amargura, derrota e arrependimento.

Comunicação

Um dos grandes problemas que tive em 2018 deveu-se quase que exclusivamente a uma falha de comunicação. Comunicar-se bem é um dos requisitos para o sucesso em qualquer área. Casamentos terminam em divórcio todos os dias porque a comunicação entre os cônjuges se torna impossível. Sociedades são rompidas por falhas de comunicação, governos enfrentam crises profundas por conta do mesmo problema. Geralmente, as pessoas dão por certo que o outro lado as compreendeu, quando na verdade essa condição não é tão frequente assim. Na dúvida, vale a máxima do saudoso Chacrinha: quem não se comunica, se trumbica.

Planejamento

Pode parecer chuva no molhado, mas não podia faltar planejamento na minha lista. No meu caso, uma falha no planejamento de fluxo de caixa da empresa me levou a uma situação difícil, uma que levamos alguns meses para consertar. Hoje, com planejamento de pelo menos dez semanas de antecedência, é muito mais fácil tomar decisões acertadas e dentro das nossas possibilidades. Mas, planejar não deve ser algo restrito à administração de empresas. Você pode e deve planejar seus gastos, seu tempo, suas férias, sua rotina etc. O mundo se encarregará de inserir uma quantidade de caos em seus planejamentos. Se você não os tiver, será caos em cima de caos, incêndio em cima de incêndio, imprevisto em cima de imprevisto. Planeje o ordinário, planeje as contingências, planeje até onde puder. Em 2019, planeje.

Disciplina

Milhões de decisões de início de ano são mortas e esquecidas pela falta de disciplina. É a disciplina que o fará cumprir o que foi planejado. Em épocas como a nossa, em que um dia de vida tem mais atividade que cinco ou seis dias de alguém que vivia no começo do século passado, ter disciplina para focar a atenção e a energia onde se fazem necessários é condição sine qua non para o sucesso. Sem disciplina, não há dieta e não há emagracimento. Sem disciplina, não há fortalecimento. Se você fez sua listinha de decisões para o ano novo, coloque lá no topo, antes do primeiro item, a disciplina.

Com a ajuda de Deus e alguma competência nesses quatro pontos, dá para fazer muita coisa neste mundo. E, como eu pude comprovar em 2018, um ano é tempo suficiente para muitas mudanças significativas se observarmos esses pontos importantes. Em última análise, não importa muito quem governa você ou quem ganhou a eleição. Seja sob Michel Temer ou Jair Bolsonaro, pessoas competentes, perseverantes, bem comunicativas, planejadoras e disciplinadas terão muito mais chances de chegar ao sucesso. Presidentes vêm e vão, deputados também. Quem fica, ano após ano, é você. Que 2019 seja cheio de oportunidades de crescimento e que você possa exercitar essas e outras atitudes transformadoras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]