• Carregando...
Felipe de Lima Mayerle/Thapcom
Felipe de Lima Mayerle/Thapcom| Foto:

Minha sobrinha Caroline dará à luz um menino nas próximas semanas. O nome dele será Miguel. Pensando no menino que vai chegar, me dei conta do que significa nascer hoje, no Brasil. A perspectiva de vida calculada pelo IBGE para um brasileiro que nasce no ano de 2018 é de 76 anos. Miguel deve, portanto, estar aqui no fim do século 21, mais precisamente até 2094. A realidade a nossa volta me faz crer que sendo ele uma criança que viverá em uma família de classe média e em uma cidade com recursos, terá chances de chegar aos 90, o que acontecerá no – para mim inacreditável – ano de 2108. Ou seja, Miguelzinho verá o século 22.

Pensar que esse bebezinho que ainda não conheço, mas que já amo, estará por aqui até o fim do século me faz olhar o mundo de forma diferente. Temo que o planeta que eu conheço vá desaparecendo aos poucos diante dos olhos de Miguel conforme o ser humano avança sobre a natureza.

As notícias me incomodam mais quando as leio pensando no meu sobrinho-neto. Nos Estados Unidos, cientistas preveem que o aumento do nível do mar deve deslocar 13 milhões de pessoas que vivem nos estados litorâneos, provocando uma grande migração interna. Esse movimento de fuga das cidades alagadas vai acontecer gradativamente até que, no fim do século, elas não existam mais. Adeus Nova Orleans, adeus Boston, adeus Miami. O fim do século parece tão longe, não é? Eu não estarei aqui, mas Miguel estará.

Então leio outra notícia. Apenas cinco países concentram 70% das áreas naturais intocadas do planeta: Brasil, Austrália, Estados Unidos, Rússia e Canadá. Por que isso é importante? Porque onde a natureza foi tocada pelo ser humano, algo se perdeu, que podem ser dezenas de espécies de plantas e de animais, áreas de bosques, fontes de água.

Miguel e seus contemporâneos herdam, portanto, uma grande riqueza que pertence a todos os brasileiros. Mas os brasileiros estão dispostos a “economizar” essa riqueza para entregá-la como uma poupança de vida para a geração do Miguel? Ou querem mesmo é gastá-la, como se não houvesse amanhã? Toda vez que surge um projeto – ou a ideia de fazer um projeto – que envolve a instalação de uma estrada, fábrica ou loja em uma área preservada, levantam-se as vozes que comemoram o “investimento” e a geração de empregos. Fica subentendido que a natureza deve ser sacrificada pela geração de riqueza. Como se a geração de riqueza não pudesse ocorrer sem o ataque aos bosques e aos rios! Como se não soubéssemos que os investimentos não são eternos, ao contrário, costumam ter vida curta. Qualquer pessoa com pelo menos 30 anos já viu grandes empresas fecharem suas lojas ou fábricas quando isso lhes convêm, algumas delas inauguradas apenas dez ou quinze anos antes. O dinheiro muda de lugar e leva com eles os empregos. A mata colocada abaixo… é como se nunca tivesse existido.

Outro dia passei pelo escritório de um amigo no momento em que ele fazia uma arrumação. Entre as caixas guardadas, estava uma preparada pela mãe do Marcelo, a dona Rosita, com objetos de valor sentimental – uma “caixa de segredos”, como diz meu filho. Na caixa do Marcelo tinha uma roupinha de bebê de fio banlon, uma calça boca-de-sino multicolorida que ele usou quando tinha cinco ou seis anos e outros tesouros. Um deles era a cópia de uma foto de seus avós maternos posando em frente a uma árvore gigantesca, em algum lugar no interior do Paraná.

Difícil descrever aquela árvore porque nunca vi nada parecido. O fotógrafo não conseguiu enquadrar nem metade da altura do tronco, que provavelmente exigiria uns dez adultos para abraçá-lo, talvez mais. Uma árvore tão grande – e, portanto, tão velha – é algo tão estranho nos nossos dias que eu e outra pessoa que vimos a foto logo dissemos que parecia de outro mundo. É isso mesmo, os avós do Marcelo viviam em outro mundo, que era aqui no Paraná mesmo e que desapareceu aos poucos. É nisso que penso quando lembro do Miguel, que também verá outro mundo neste Brasil onde ele vai nascer. Torço, do fundo do meu coração de tia, que não seja tão diferente do Brasil que eu conheço e que tem tanta coisa bonita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]