colunas e Blogs
Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira

Os clubes brasileiros e a incapacidade ao definir prioridades

Por
Mauro Cezar Pereira
12/08/2018 22:42 - Atualizado: 27/09/2023 19:20
Atlético bateu o Peñarol por 4 a 1 no jogo de volta em Montevidéu, pela Sul-Americana. Foto: Enzo Santos/ Estadão Conteúdo
Atlético bateu o Peñarol por 4 a 1 no jogo de volta em Montevidéu, pela Sul-Americana. Foto: Enzo Santos/ Estadão Conteúdo

Finalista na Liga dos Campeões, o Liverpool disputou 56 partidas na última temporada europeia e o Real Madrid, campeão do certame, alcançou 62. Entre 2016 e 2017, o Manchester United avançou a duas finais, Copa da Liga Inglesa e Europa League.

Com os jogos do Campeonato Inglês e sua participação na Copa da Inglaterra, chegou a uma marca rara para os padrões europeus: 64 compromissos. Nada disso se aproxima minimamente ao que acontece no Brasil. No ano passado o Flamengo alcançou três decisões: Carioca, Copa do Brasil e Sul-americana. Com isso, disputou 84 jogos oficiais. Já o Sport foi a 81 e o Grêmio somou 79.

Isso significa que na média anual, o Liverpool fez um jogo a cada seis dias e meio no período 2017/2018, enquanto numa temporada brasileira times como o Rubro-Negro carioca pisam o gramado para um cotejo valendo três pontos a cada 4,3 dias.

A diferença é brutal, cobra caro, com desgaste dos atletas e comprometimento do desempenho. Óbvio que o inchaço do calendário brasileiro é provocado pelos campeonatos estaduais, que ocupam mais de três meses no início de cada ano. E não há perspectiva de mudanças. Por isso fazer escolhas certas e definir claras prioridades deveria ser a lição de casa dos nossos clubes.

Não costuma ser. O Atlético é um dos raros casos que fogem à regra. Disputa o certame paranaense com um time B, e foi campeão de 2018 ainda assim, e tem levado a sério sua competição internacional em andamento, a Copa Sul-americana, em que pese estar mal colocado no Brasileiro.

O Furacão sabe que há tempo e condições de afastar o risco de rebaixamento com mais de meio campeonato pela frente. E avançar na competição da Conmebol é a chance de um título além-fronteiras, fundamental para sua projeção, além de estabelecer um objetivo esportivo que certamente motivará sua torcida caso atinja as fases decisivas.

>>TABELA do Brasileirão

>> TABELA da Copa Sul-Americana

Mas, em geral os clubes não conseguem estabelecer metas. Com um dos mais caros elencos do país, o Flamengo tentou abraçar o mundo com as pernas, e em uma semana deixou a liderança da Série A, além de colocar um pé e meio fora da Libertadores ao perder em casa para o Cruzeiro por 2 a 0.

Outro com caríssimo grupo de jogadores e, em tese, capaz de pontuar entre os primeiros na maratona de 38 rodadas do Brasileirão, o Palmeiras muda suas metas a partir do perfil de seu novo velho técnico. Isso, como Luiz Felipe Scolari é considerado um treinador de mata-mata, o time prioriza naturalmente os confrontos eliminatórios.

Com um calendário maluco que exige demais dos jogadores, além de longas viagens inerentes às competições disputadas num país tão extenso, o normal seria vermos os times definindo metas de forma criteriosa.

E aí impressiona a naturalidade com a qual se opta pelos duelos de copas, nos quais uma noite infeliz pode colocar tudo a perder. O campeonato em pontos corridos é uma espécie de pão nosso de cada dia, assegurando calendário, jogos, receitas de tevê etc., até as vésperas do Natal. Mas, muitos o desprezam pelo sonho do atalho milionário até a Copa do Brasil ou uma Libertadores. Uma clara distorção que se tornou comum.

O Flamengo perdeu em casa para o Cruzeiro por 2 a 0 pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. Foto: Gilvan de Souza/ Divulgação Flamengo

Até quando a rede de televisão, que paga aos clubes mais de R$ 1,2 bilhão para transmitir a atual edição da Série A — clique aqui e leia mais — concordará silenciosamente com o desdém de tantos com a competição?

Esvaziam o campeonato, seduzidos pela premiação com a qual a CBF acena para o campeão da Copa do Brasil (R$ 50 milhões) e atraídos pelo fetiche no qual a Libertadores se transformou. Uma burra “estratégia” coletiva informal que vai se esticar até o dia no qual o mercado dirá aos dirigentes que o torneio que eles disputam e tanto maltratam não vale tanto dinheiro. Então irão reclamar.

*** Três finalizações certas em 90 minutos, mesmo com 61 % de posse de bola e 332 passes certos trocados contra 152 do Sampaio Corrêa, que arrematou na direção da meta de Wilson a mesma quantidade de vezes.

Foi o resumo de (mais um) melancólico jogo do Coritiba no Couto Pereira, o derradeiro de Eduardo Baptista.

Com dois gols nos três jogos anteriores, o técnico, demitido após a peleja de sábado, tentou melhorar o desempenho ofensivo escalando outro centroavante ao lado de Jonatas Belusso. Mas a dupla só esteve reunida por 45 minutos, com Bruno Moraes não voltando para o segundo tempo.

O Coxa é o único time da Série B que não perdeu em seus domínios, mas já são quatro empates em casa (1 x 1 Figueirense; 2 x 2 São Bento; 0 x 0 Ponte Preta e 0 x 0 Sampaio Corrêa). Como agravante, o fato dessa igualdade ter sido registrada diante do penúltimo colocado, derrotado em sete de seus 10 jogos fora de São Luiz.

Começo desanimador de segundo turno, com a tabela reservando para as próximas rodadas jogos fora do Paraná contra Atlético Goianiense e Criciúma, que o Coritiba já derrotou em 2018. Detalhe: o time só esteve na zona de acesso à primeira divisão, entre os quatro primeiros, na sétima, nona e 14.ª rodadas.

***

Dois empates sem gol não foram o bastante para tirar o Atlético da zona de rebaixamento, mas a salvação não está matematicamente tão distante.

E as próximas rodadas preveem quatro jogos em Curitiba (Flamengo, Grêmio, Vasco e Bahia) e um fora de casa, contra a Chapecoense, logo após o duelo com o Rubro-Negro carioca.

Se escapar da incômoda posição, o Furacão terá tranquilidade para se dedicar à Copa Sul-Americana, na qual avançou fazendo história com os 4 a 1 sobre o Peñarol, em Montevidéu. E o time de Tiago Nunes segue trocando muito menos passes do que nos tempos de Fernando Diniz (média era de 551): 291 no Uruguai e 351 em Fortaleza.

Coritiba ficou no empate sem gols com o Sampaio Corrêa, no Couto Pereira. Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo

***

Foram 10 finalizações, apenas uma de dentro da área do Botafogo, óbvia dificuldade do Paraná na tentativa de chegar à área do time carioca. O gol de empate veio no tiro de longe desferido por Alex Santana, que tentou três vezes, e quando contou com o desvio na defesa alvinegra conseguiu empatar a peleja no lance final.

Uma semana antes, na derrota para o Ceará, foram 20 arremates, antes sete diante do Palmeiras e 15 na direção da meta do Atlético Mineiro.

Após três partidas sem marcar – o último tento fora assinalado no 1 a 0 sobre o América – o Tricolor paranaense voltou a acertar as redes depois de nada menos que 52 finalizações. Isso mesmo, mais de meia centena de tiros para marcar um gol, ainda assim contando com o desvio na defesa adversária.

Óbvia constatação, o Paraná precisa melhorar a pontaria. E muito. Urgentemente, ou não deixará a última colocação. A salvação na luta contra o rebaixamento está a cinco pontos restando uma rodada para chegar à metade do certame.

Paraná e Botafogo empataram por 1 a 1, na Vila Capanema. Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo

### Grupo de WhatsApp do Brasileirão 2018

O Brasileirão 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Campeonato Brasileiro. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós no Brasileirão 2018!!! Seja bem-vindo ao nosso grupo!

Veja também:
Perto do Coritiba, Yago é filho de ex-camisa 10 do Flamengo e tem base no Barcelona
Perto do Coritiba, Yago é filho de ex-camisa 10 do Flamengo e tem base no Barcelona
Bento pede "pés no chão" do Athletico por briga pelo título do Brasileirão
Bento pede "pés no chão" do Athletico por briga pelo título do Brasileirão
Athletico perde em Porto Alegre e Osorio não era o técnico
Athletico perde em Porto Alegre e Osorio não era o técnico
Cuca vê "jogo atípico" do Athletico e até oito jogadores abaixo da média
Cuca vê "jogo atípico" do Athletico e até oito jogadores abaixo da média
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Mauro Cezar Pereira
Athletico pagou caro por não ter estratégias. E foi goleado pelo Galo nas finais
Análise

Athletico pagou caro por não ter estratégias. E foi goleado pelo Galo nas finais

Muricy, o áudio vazado e a defesa da gestão inconsequente do Corinthians
Análise

Muricy, o áudio vazado e a defesa da gestão inconsequente do Corinthians

Alemanha e Inglaterra sofrem com os antivacina e o vírus volta forte ao futebol
Análise

Alemanha e Inglaterra sofrem com os antivacina e o vírus volta forte ao futebol