• Carregando...
Oportunidades na Bolsa exigem estudo por parte dos investidores (Foto: Bigstock).
Oportunidades na Bolsa exigem estudo por parte dos investidores (Foto: Bigstock).| Foto:

A expectativa para o mercado de ações se mostra bastante positiva neste início de ano. A mudança de governo e suas diretrizes indicam essa perspectiva. O mercado de ações no Brasil, representado pelo Índice Bovespa (Ibovespa) – que acompanha a variação das principais ações do país –, acumulou alta expressiva de 102,7% nos últimos três anos. Claro que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura, entretanto, não podemos negligenciar o excelente histórico recente da bolsa brasileira.

Analisando a performance de empresas mais conhecidas do mercado nacional neste mesmo período, as ações da Petrobras (representada pelas ações preferenciais – que dão preferência no pagamento dos dividendos a esta classe de acionistas), subiram 253%. O Banco do Brasil apresentou retorno de 255% e Itaú de 161%. Partindo para o segmento de varejo, podemos citar as ações das Lojas Americanas, que se valorizaram 23%, ou das Lojas Renner, que apresentou 186% de alta nos últimos três anos.

LEIA TAMBÉM: Beatriz Cutait – 7 resoluções para o seu bolso em 2019

Claro que nem tudo são flores neste mercado de renda variável, mas as oportunidades existem, especialmente se seguirmos aquele velho ditado “compre na baixa e venda na alta”. Pelo lado negativo, a Cielo apresentou com retorno de -55% neste mesmo período. Já o CDI, taxa representativa em grande parte dos investimentos em renda fixa, avançou 33,4%. A poupança, seguindo as novas regras, registrou avanço de 23%.

Os números acima indicam que há muitas oportunidades no mercado de ações. Em dezembro de 2015, o número de participantes deste mercado, segundo a B3, era de 557 mil investidores. Em novembro do ano passado este número passou para 790 mil e a tendência é crescer cada vez mais. Para isso, porém, é preciso intensificar os esforços na área de educação financeira. O desconhecimento sobre o tema precisa ser combatido para atrair novos investidores. Costumo dizer que o mais importante é iniciar e reunir informações na internet nas plataformas digitais de investimento sobre preços e serviços prestados.

LEIA TAMBÉM: Pedro Menezes – Como reduzir o Estado brasileiro – e não cair em papo de político

Com a evolução das redes sociais, também surgiram diversos “especialistas”. É claro que muitos influenciadores são extremamente capacitados, mas é importante buscar informações em fontes diferentes. Afinal, é do seu patrimônio que estamos falando. No início de sua jornada também recomendo investir com parcimônia. Aplique aos poucos, de forma gradual, e em empresas de renome. Esta é uma fórmula importante para ganhar intimidade com o mercado de ações. A confiança virá com o tempo. E acredite: se este novo Governo conseguir atender aos anseios dos economistas, e implementar medidas já cobradas pelo mercado, poderemos presenciar a continuidade de um belo ciclo de alta na bolsa de valores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]