• Carregando...
Venha preparado para o mercado de renda variável
| Foto:

Como definição, podemos classificar ativos de renda variável aqueles que não tem retornos previsíveis. Dentro deste segmento, os mais conhecidos são as ações de empresas e contratos de índice futuro e dólar futuro. Para pessoas físicas ou pequenos investidores, os chamados minicontratos destes dois últimos tem ganhado cada vez mais projeção em função da possibilidade de altos ganhos com pouco valor a ser investido.

Nos últimos anos podemos dizer que o crescimento de ambos tem sido altamente significativo e apenas nos contratos de índice futuro, segundo dados atuais da B3, o número de contratos negociado diariamente cresceu 10 vezes de janeiro de 2016 até o início desse ano.

Dentro do contexto operacional é possível realizar duas formas de análise para comprar e vender ativos de renda variável: fundamentalista e técnica ou gráfica.

A primeira é o estudo da situação financeira de uma empresa e de suas perspectivas futuras buscando avaliar as diferentes alternativas de investimento a partir do conhecimento daquilo em que pretendemos investir. O foco da análise são os fundamentos da empresa ou do negócio a ser analisado. Ou seja, procuramos entender a companhia olhando suas perspectivas para o médio e o longo prazos procurando identificar o potencial de crescimento de lucros futuros, pois, caso isso aconteça, acreditamos que as ações desta empresa também se valorizarão. A ideia central é a de que os preços das ações no mercado devem refletir o valor real da empresa, o qual pode ser determinado através de projeções e das perspectivas para empresa.

Já a análise técnica é o estudo da dinâmica do mercado por meio dos sinais que o próprio mercado emite. A melhor forma de ver o preço se movimentar no tempo é por meio dos gráficos que fundamentam-se pela movimentação dos preços das ações.

O estudo dos gráficos é uma metodologia criada há centenas de anos para investir na Bolsa de Valores. Em geral há três tipos de gráficos que existem no mercado: linha, barra e candlestick, sendo este último o mais utilizado no dia a dia pelos investidores.

Com a crescente procura por informações para comprar ações e/ou negociar minicontratos futuros, muitas plataformas operacionais tem se especializado e adaptado ferramentas de análises necessárias para auxiliar o pequeno investidor na tomada de decisão.

Um ponto de atenção é que boa parte dos novos investidores não utiliza ferramentas já existentes ou análises, seja ela qual for. Uma parte chega no mercado por sugestões de terceiros, outros por boatos e há aqueles que entram sem conhecimento algum para se aventurar neste mercado. Importante salientar que o mais recomendável é que se tenha plena ciência de que há riscos envolvidos e que estes devem minimizados ao máximo visando o lucro nas operações.

Diferentemente da renda fixa, o mercado de renda variável pode proporcionar ganhos elevados em um curto espaço de tempo, assim como também pode trazer grandes prejuízos. Por essa razão destaco que o conhecimento virá com o tempo e o aprendizado com a prática. P

ara isso é necessário iniciar este processo, dar aquele primeiro passo, o que ainda parece uma grande distância a ser percorrida para o público brasileiro em geral. Acredito que estamos no caminho correto e essa cultura deverá mudar com o passar dos anos. Apenas espero que as pessoas venham preparadas e é este trabalho educacional que está sendo conduzido a partir daqui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]