Vista panorâmica doJardim Botânico, cartão postal de Curitiba, cidade sustentável
Jardim Botânico: ponto turístico mais visitado de Curitiba reúne um parque e um centro de pesquisa e conservação botânica no mesmo endereço.| Foto: Prefeitura de Curitiba/Divulgação
  • Por A.Yoshii e Elo apresentam Curitiba 331 Anos
  • 28/03/2024 17:55

Curitiba chega aos 331 anos acompanhando o ritmo da modernidade e da inovação. O conceito de “capital ecológica do Brasil”, muito difundido há algumas décadas, foi revisto, ampliado e ganhou novas conotações. Hoje, além de se preocupar com a área verde e a infraestrutura oferecida aos seus moradores, a cidade também está focada em desenvolver ações sustentáveis para garantir a qualidade de vida às futuras gerações de moradores.

Com um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,810, a capital paranaense ocupa atualmente lugar de destaque no ranking elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), da (ONU). Foi considerada a terceira melhor cidade do Brasil para morar, graças a indicadores como educação, saúde, renda e longevidade.

Para garantir essa posição de destaque e a qualidade de vida da população, a Prefeitura de Curitiba vem desenvolvendo programas para promover a inovação e investindo em ações diversas para potencializar a produção de energia renovável.

É o caso, por exemplo, da energia renovável gerada pela luz solar que aquece os 8,6 mil painéis fotovoltaicos da Pirâmide Solar de Curitiba instalada sobre um aterro sanitário desativado, no bairro Caximba. O projeto faz parte do Curitiba Mais Energia, uma das estratégias da cidade para combater e mitigar as mudanças climáticas, por meio da produção de energia renovável, resultando ainda em economia aos cofres públicos.

Investimentos de Curitiba em inovações tecnológicas

A Prefeitura também vem fazendo investimentos em inovações tecnológicas em várias frentes para melhorar a qualidade de vida da população e o acesso aos serviços. Um exemplo é o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), facilitado pela plataforma Saúde 4.1, que incorpora tecnologia às práticas dos profissionais para promover humanização, acessibilidade, agilidade e qualidade para os usuários do SUS.

Uma das ferramentas disponíveis na plataforma é o aplicativo Saúde Já, que facilita o acesso dos cidadãos aos serviços oferecidos pela rede pública de saúde, como vacinação, o primeiro agendamento de consultas clínicas e odontológicas nas unidades básicas de saúde do município, tudo feito digitalmente.

Na área da educação, os 140 mil estudantes da rede municipal de ensino hoje podem contar com recursos como tablets, celulares, microscópios eletrônicos, impressoras 3D, óculos de realidade virtual, centrais multimídia, kits de robótica que servem para dar suporte às atividades cotidianas nas unidades de ensino da Prefeitura.

Estatísticas

Imagem panorâmica do Parque Tinguí
Parque Tanguá faz parte do projeto de preservação do Rio Barigui, juntamente com o Parque Tingui e Barigui.| Foto: Prefeitura de Curitiba/Divulgação

O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022, mostrou que Curitiba conta com mais de 1,7 milhão de habitantes. No cenário nacional, é a sexta cidade brasileira com o maior Produto Interno Bruto (PIB). Em 2023, o PIB de Curitiba alcançou a marca de R$ 98 bilhões, representando cerca de 1,1% do PIB brasileiro, destacando-se entre os 11 municípios responsáveis por aproximadamente 25% da economia do país.

Curitiba também figura entre as cinco capitais mais prósperas do Brasil, conforme indicado pelo Mapa da Riqueza da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A renda média na cidade atinge R$ 3.427, conforme dados fiscais de 2020, fator que atrai investimentos e novos moradores à região em busca de oportunidades.

Clique aqui para saber todas as notícias de Curitiba, cidade sustentável eleita a mais inteligente do mundo em 2023!

331 Anos Curitiba