Atendimento ao cliente e projetos no “novo normal” do mercado imobiliário
| Foto: Freepik
  • Por Ademi PR
  • 01/09/2020 11:14

Atualizar os conhecimentos é uma condição permanente para os corretores de imóveis e profissionais do mercado imobiliário. Ainda assim, não se pode negar que a pandemia acelerou as mudanças no setor, testando a resiliência e atenção para o “novo normal”, especialmente no atendimento ao cliente e no desenvolvimento de projetos imobiliários.

“A educação continuada, atualmente chamada de life long learnig, é uma necessidade para qualquer profissional. Vivemos num cenário de constantes mudanças: regulatórias, tecnológicas e comportamentais. Parar de aprender nos leva a obsolescência profissional”, comenta o presidente da Academia Ademi-PR, Eduardo Quiza.

A Academia Ademi-PR é um projeto da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), que visa a atualizar e complementar a formação das pessoas que atuam no mercado imobiliário. Lançada em março de 2019, oferece novos insights e estimula a inovação, bem como a aproximação e integração da universidade com as empresas, por meio de agenda mensal de cursos, palestras e outros eventos.

Além da intensificação do uso de ferramentas digitais para a comunicação entre corretores de imóveis e clientes – boas fotos, bons vídeos, realidade aumentada, tour virtual, drone e videoconferência -, Quiza chama a atenção para uma nova postura de atendimento aos clientes que deve manter-se pós-pandemia.

“Acredito que hábitos que adotamos na pandemia, como o uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social, podem continuar mesmo depois da vacina, como ocorre em países asiáticos. Isso deve gerar um novo protocolo de atendimento presencial em plantões de vendas e apartamentos decorados”, opina Quiza.

Esse legado da pandemia também deve impactar a forma de planejar os empreendimentos imobiliários. O presidente da Academia Ademi-PR diz que ainda é cedo para afirmar quais hábitos ou demandas vieram para ficar, mas que é possível identificar algumas tendências.

“Acredito muito que certificações de sustentabilidade, como a WELL, terão uso crescente em empreendimentos residenciais e comerciais por estarem ligadas ao bem-estar dos usuários. Isso tem reflexo direto na qualidade de vida e na produtividade das pessoas”, sugere.

Novas atitudes e usos do imóvel pelo morador também estão no radar de construtoras e incorporadoras, como a retirada ou desinfecção de calçados e higienização de compras, espaços para home office ou coworking (dependendo do tamanho das unidades) e automação focada em touchless e tecnologias de reconhecimento facial.

“O grande desafio é que os gestores encarregados do desenvolvimento dos produtos imobiliários e suas equipes consigam estar preparados para perceber quais dessas tendências prosperarão no mundo pós-pandemia e como implementá-las tecnicamente em seus produtos”, analisa Quiza.

| Divulgação

Cursos online de curta duração para o mercado imobiliário

Nesse contexto de transformação acelerada e buscando complementar a formação acadêmica, a Academia Ademi-PR surge com uma alternativa para potencializar o conhecimento e aptidão dos profissionais que atuam no mercado imobiliário.

O projeto oferece cursos de curta duração, abrangendo diversos temas, para acelerar essa formação e construir um mercado imobiliário mais forte através das pessoas. Com a pandemia, os cursos passaram a ser online, possibilitando a participação de profissionais e estudantes de outros Estados, além do Paraná.

Além disso, deseja aproximar as universidades das empresas para que, ao longo do tempo a produção cientifica dos cursos de mestrado e doutorado possa ser aplicada com mais frequência nas empresas do setor, alinhando as demandas de mercado com as instituições de ensino e pesquisa.

A Academia Ademi-PR promove cursos à distância com especialistas, abrangendo 11 áreas de conhecimento: legal, marketing, vendas, inteligência de mercado, inovação e tecnologia, construção e projetos, sustentabilidade, pessoas, finanças e gestão e governança corporativa, ensino e pesquisa.

A agenda de cursos da Academia Ademi-PR para setembro já está fechada e com inscrições abertas. A programação mensal de cursos online pode ser conferida pelo Instagram. “A pandemia está acelerando mudanças no comportamento das pessoas, mas é importante lembrar que também está acelerando o processo de digitalização de empresas e pessoas. Quem não acelerar sua trilha de aprendizado junto, vai ficar para trás”, lembra Quiza.

Agenda da Academia Ademi-PR:

  • Financiamento imobiliário: o que você precisa saber para não perder vendas
    Data: 14 e 15/9/2020
    Horário: 19 às 21h30
    Informações e inscrições: aqui
  • Customer Experience: construa experiências marcantes para sua empresa encantar clientes
    Data: 28 a 30/9/2020
    Horário: 19 às 21h
    Informações e inscrições: aqui
  • Gestão Estratégica de Inovação
    Data: 6 a 8/10/2020
    Horário: 19 às 21h
    Informações e inscrições: aqui