Guia sobre as novas normas de acessibilidade para baixar grátis
| Foto: master1305/Freepik
  • Por Ademi PR
  • 12/11/2020 17:29

A Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR) disponibiliza o seu Guia de Acessibilidade, publicação que traz todas as informações técnicas para aplicação das novas regras nas habitações coletivas, conforme o Decreto Federal nº 9.451/18, para baixar grátis aqui.

“Esse guia é uma contribuição da associação para o mercado. Ele é um esforço nosso, enquanto entidade representativa do mercado imobiliário paranaense, para auxiliar os profissionais quanto às especificações técnicas do Decreto, em vigor desde janeiro de 2020, resultando em projetos que promovam ainda mais a inclusão social”, afirma o presidente da Ademi-PR, Leonardo Pissetti.

A cartilha digital aborda os conceitos centrais de desenho universal e acessibilidade e destaca os principais tópicos da Lei Brasileira de Inclusão (Estatuto da Pessoa com Deficiência) – Lei Federal 13.146/15 e do Decreto Federal.

Ainda, apresenta o padrão antropométrico para pessoas em cadeira de rodas e as exigências técnicas do decreto para estacionamento, calçadas e acessos, hall de acesso e portarias, escadas, rampas, banheiro, cozinha e área de serviço e para unidades internamente acessíveis ou com adaptação razoável.

Todos os capítulos são ilustrados com desenhos e plantas feitos à mão pelo arquiteto e urbanista, líder do movimento Acessibilidade Já, Ricardo Tempel Mesquita, que é o criador do conteúdo da cartilha. “Esperamos que essa ferramenta venha para tornar o mundo melhor para todos, principalmente para as pessoas com deficiência e idosas”, ressalta.

O Guia de Acessibilidade da Ademi-PR também traz um mapa da Lei de Zoneamento de Curitiba. Além da Ademi-PR e do movimento Acessibilidade Já, o material foi produzido em parceria com o escritório de consultoria urbana Primum Omnium e com a Prefeitura de Curitiba.