Por que comprar o imóvel na planta é um bom negócio?
| Foto: Designed by yanalya/Freepik
  • Por Ademi PR
  • 21/10/2020 00:01

A compra do imóvel na planta apresenta diversas vantagens para o consumidor, especialmente nesse momento em que as taxas de juros para financiamento imobiliário são as menores da história. Para aqueles que preferem planejar a mudança com calma e optar por uma compra programada, a aquisição do imóvel na planta é uma ótima escolha.

Uma das vantagens da compra do imóvel na planta é justamente a flexibilidade no pagamento, já que ele é dividido em duas etapas. Uma delas, chamada de poupança, consiste no pagamento parcelado de um percentual do valor total do imóvel durante o período de construção, que dura 24-36 meses, para a construtora. Quando emitido o Habite-se, que atesta a entrega do imóvel, o comprador financia o saldo restante diretamente com o banco.

É importante lembrar que durante esse período de poupança em que o empreendimento está em obras, as prestações são corrigidas pelo CUB (Custo Unitário Básico de Construção) ou pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção Civil).

Algumas construtoras e incorporadoras oferecem ainda a possibilidade de financiamento direto e outras têm financiamento garantindo pelos agentes bancários para alguns empreendimentos. Além disso, há a opção do consórcio imobiliário.

A compra do imóvel na planta também tem como vantagem a valorização patrimonial, que pode chegar até 20% na entrega das chaves. Nessa modalidade, o comprador também pode escolher o andar e o posicionamento do imóvel na edificação. Apartamentos em andares mais altos e com face de insolação norte e oeste geralmente são mais valorizados numa futura venda em Curitiba.

Além disso, a personalização do imóvel é facilitada na compra na planta, pois as adaptações podem ser feitas no decorrer obra. Entretanto, é necessário laudo técnico do engenheiro responsável pela obra atestando que não haverá problemas estruturais em função das modificações.

O mercado se transforma, mas algumas recomendações continuam as mesmas para uma compra segura, entre elas, verificar o histórico da empresa no mercado, verificar se há reclamações da empresa nos órgãos de proteção ao consumidor e analisar com cautela o memorial descritivo do imóvel.

As empresas filiadas à Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR) contam com selo que assegura a confiabilidade dos imóveis, produtos e serviços oferecidos pelas empresas e profissionais associados.