O imóvel no exterior pode ser adquirido por meio do consórcio de imóveis.
O imóvel no exterior pode ser adquirido por meio do consórcio de imóveis.| Foto: Divulgação
  • Por Ademilar
  • 16/11/2020 14:45

Se você busca construir um patrimônio sólido também fora do Brasil, o consórcio de imóveis é uma opção inteligente e segura. Com a contemplação, a liberação do crédito para a aquisição de um imóvel no exterior é rápida e simples. Além disso, o investimento pode se reverter em bons ganhos, principalmente em tempos de cotação do dólar acima dos R$ 5,00.

Maria Fernanda Gruber, diretora de Crédito da Ademicon, grupo do qual a Ademilar Consórcio de Imóveis faz parte, explica que alguns detalhes precisam ser observados na hora de utilizar o consórcio de imóveis para a compra de uma casa, apartamento ou terreno fora do Brasil. Diferentemente da compra por aqui, a liberação do crédito é feito diretamente ao consorciado, após o envio de toda a documentação de compra e venda - com tradução juramentada.

“Também é necessário deixar um imóvel de garantia no Brasil, no valor do saldo devedor. Um diferencial da Ademilar, é que 80% do valor da carta de crédito é liberado no protocolo de entrada do registro do contrato de alienação. Os outros 20% são liberados após toda a documentação conferida e o registro feito, o que demora cerca de 30 dias. Assim, o consorciado não perde um negócio que muitas vezes precisa ser fechado rapidamente”, explica Maria Fernanda.

Após a contemplação, o crédito do consórcio fica aplicado e rendendo até a sua utilização. Ele pode ser usado em qualquer país, sendo os mais comuns os Estados Unidos e Portugal. O valor de entrada do imóvel também pode ser pago com o crédito, e o restante financiado junto a um banco estrangeiro.

Maria Fernanda lembra ainda que toda a negociação é feita diretamente entre comprador e vendedor. A recomendação é contar com o auxílio de um broker ou corretor, que vai ajudar com toda a documentação no exterior e impostos e taxas a serem pagos no país da compra.

No consórcio imobiliário, a palavra de ouro é planejamento financeiro. E o mesmo vale para a aquisição de imóveis no exterior. A diretora de Crédito da Ademicon destaca que é importante checar se o valor da parcela cabe no orçamento familiar.

“É uma forma de investimento também. Em lugares como a Flórida, nos Estados Unidos, a locação é muito fácil e comum. Com a contemplação, o consorciado pode utilizar o valor do aluguel para pagar as parcelas aqui no Brasil e ainda lucrar, levando em conta a cotação do dólar, que está alta”, diz.