O consórcio de imóveis funciona como uma compra compartilhada, ou seja, pessoas com um objetivo em comum se reúnem em um grupo e contribuem com um valor de parcela
O consórcio de imóveis funciona como uma compra compartilhada, ou seja, pessoas com um objetivo em comum se reúnem em um grupo e contribuem com um valor de parcela| Foto: ShutterStock
  • Por Ademilar
  • 13/01/2020 08:00

Criado na década de 60, o sistema de consórcios vem se consolidando como um dos fortes pilares da economia nacional, ano após ano. A última pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) atesta a informação e destaca a modalidade como uma das principais opções para quem quer comprar ou investir em imóveis, veículos e serviços. Com R$ 121,50 bilhões de negócios gerados entre janeiro e novembro de 2019, segundo levantamento da entidade, o sistema de consórcios conquista os brasileiros por oferecer uma ampla variedade de planos. Uma análise geral dos resultados obtidos pelo setor nos últimos anos destaca o consórcio imobiliário como um dos segmentos mais procurados.

Um reflexo do bom momento vivido pelo modelo de negócio é a expansão da atuação da Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário, primeira empresa do Brasil a atuar exclusivamente com o consórcio de imóveis. Fundada em 1991, a administradora, que hoje possui 77 unidades de negócio em todo Brasil, prepara-se para ampliar sua presença em território nacional, saltando para 180 pontos de venda até 2026.

De acordo com Tatiana Schuchovsky Reichmann, diretora-presidente da Ademilar, grande parte do êxito da administradora vem da dedicação em apresentar para o cliente as vantagens e facilidades do consórcio. “Existem diferentes tipos de planos, de acordo com o perfil da pessoa. Na Ademilar, nosso foco não é apenas vender consórcio e sim prestar uma consultoria e dar todo o apoio para que cliente possa fazer o melhor negócio”.

Como funciona o consórcio de imóveis

Acesse o canal da Ademilar no YouTube e veja mais vídeos sobre como o consórcio de imóveis pode mudar a sua vida .

O consórcio de imóveis funciona como uma compra compartilhada, ou seja, pessoas com um objetivo em comum se reúnem em um grupo e contribuem com um valor de parcela para que, uma vez ao mês, uma ou mais possam conquistar o crédito para comprar, reformar ou construir um imóvel.

A dinâmica é muito simples. O interessado escolhe um plano de acordo com seu orçamento e sua necessidade. A partir daí, passa a pagar mensalmente as parcelas, sem a cobrança de juros (no consórcio existe apenas uma baixa taxa de administração). A contemplação, que pode ocorrer já no primeiro mês, acontece por meio de sorteio, realizado de acordo com a extração da Loteria Federal. Há, ainda, a possibilidade de o cliente ofertar um lance para tentar antecipar o recebimento do crédito. Na Ademilar, os consorciados têm à disposição os lances livre, fixo e limitado. No primeiro caso, terá direito ao crédito quem ofertar o maior número de parcelas. Já no lance fixo e limitado, é necessário propor um número pré-definido de parcelas, conforme o aditivo do grupo.

Para manter o poder de compra do consorciado, o crédito é reajustado anualmente de acordo com o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). Após a liberação do crédito, o consorciado não precisa adquirir o imóvel imediatamente, e o valor fica aplicado até o momento da compra. Ele pode escolher entre bens novos ou usados, residenciais ou comerciais, em qualquer lugar do país. Há, também, a possibilidade de compra de imóvel no exterior; neste caso é necessário que o cliente deixe um imóvel em garantia aqui no Brasil até a quitação do plano. E a flexibilidade do consórcio não para por aí. O crédito pode ainda ser utilizado para construir, reformar ou quitar financiamento imobiliário. “O consórcio é um caminho inteligente de formar patrimônio por meio do investimento em imóveis, considerado um dos mais seguros do mercado”, conclui Tatiana.