Lances diferenciados tornam o consórcio de imóveis ainda mais atrativo
| Foto: ShutterStock
  • Por Ademilar
  • 10/02/2020 13:21

O consórcio imobiliário, modelo de compra compartilhada que conquista cada vez mais participantes, é frequentemente associado ao fator sorte, uma vez que uma das formas de contemplação é o sorteio mensal.  Porém, há outra maneira do consorciado ser contemplado para comprar, reformar ou construir um imóvel: por meio da oferta de lances.

O lance nada mais é do que a antecipação do pagamento das parcelas. A Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário, empresa pioneira no setor com mais de 28 anos de atuação, oferece três modalidades de lance, nos formatos livre, fixo e limitado. Na primeira opção, a livre, indicada para quem tem mais urgência na contemplação, o consorciado vencedor é aquele que oferta o maior número de parcelas. No lance limitado e no fixo, o cliente oferece um número limite de parcelas, de acordo com o aditivo de cada grupo. Caso dois ou mais clientes ofertem lances do mesmo valor, o critério de desempate será a cota mais próxima do primeiro prêmio da extração da Loteria Federal do mês vigente.

Tatiana Schuchovsky Reichmann, diretora-presidente da Ademilar, explica que o pagamento do lance pode ser feito com recursos próprios ou com o saldo do FGTS do consorciado. Uma opção interessante é o chamado lance embutido, em que é possível utilizar parte do crédito no pagamento, sempre de acordo com o aditivo do grupo. “Na Ademilar temos consultores capacitados para orientar os consorciados sobre as formas e vantagens de cada lance”. A executiva ressalta que o lance é uma oferta e, caso ele não seja o vencedor naquele mês, não é necessário pagar o valor ofertado.

Para aumentar as chances de ser contemplado, o consorciado deve manter os pagamentos em dia. Quem não paga a parcela do plano de consórcio até a data de vencimento estipulada não concorre aos sorteios nem tem a chance de ofertar lances. Além disso, a adimplência mantém a saúde financeira de todo o grupo.

Flexibilidade do consórcio de imóveis

Versátil como poucas modalidades de negócio, o consórcio de imóveis conquistou mais de 323,20 mil novos participantes de janeiro a dezembro de 2019, um crescimento de 19,2% em comparação ao ano anterior, de acordo com dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, a ABAC.  A Ademilar acompanha o crescimento do mercado, tendo comercializado R$ 2,9 bilhões em créditos em 2019, um salto de 20,60% em relação a 2018.