Tudo o que você precisa saber para entrar em um consórcio em andamento
| Foto: ShutterStock
  • Por Ademilar
  • 19/10/2020 00:00

Ausência de juros, valores diferenciados de créditos de acordo com o perfil do cliente e a garantia de segurança por ser fiscalizado pelo Banco Central fazem do consórcio imobiliário uma alternativa muito atraente para quem deseja investir no mercado de imóveis, seja para compra do primeiro imóvel ou mesmo a construção de um patrimônio. De acordo com a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (ABAC), somente em agosto de 2020 foram comercializadas 314,24 mil novas cotas, o maior volume mensal dos últimos quinze anos. Para aderir a um plano de consórcio, ao contrário do que se imagina, não é necessário aguardar a abertura de um novo grupo. É possível entrar em um que já esteja em andamento e ainda usufruir dos benefícios dessa escolha.

Por definição, grupo de consórcio é a reunião de consorciados que contratam uma ou mais cotas e pagam parcelas mensais com o intuito de conquistar um crédito por contemplação, seja por sorteio ou lance. Cada grupo possui prazo de duração e número de cotas previamente determinados e é gerido por uma administradora de consórcios.

Segundo Handerson Brito, gerente comercial da Ademilar Consórcio de Imóveis, antes de mais nada, é necessário verificar a disponibilidade de vagas no grupo de interesse. “O cliente deve buscar sua administradora de consórcio de confiança para entender quais são os grupos já formados e no qual é possível ingressar”, diz o especialista. Brito explica que a maioria das vagas em grupos em andamento é proveniente de consorciados desistentes e, conforme a Lei 11.795, elas podem ser colocadas à venda, com total orientação, após determinado tempo do cancelamento. “Importante salientar que o cliente que adquire esta cota não se beneficia dos valores pagos pelo antigo consorciado”, explica Brito.

O executivo ressalta que há diversas vantagens em ingressar em um grupo em andamento. Uma delas é ter acesso ao histórico das assembleias anteriores, incluindo os lances ofertados. “Estar ciente dessas informações auxilia o cliente, por exemplo, a ofertar um lance mais assertivo, com maior probabilidade de contemplação”, informa Brito. Outro aspecto favorável ao escolher comprar uma cota de um consórcio em andamento é considerar que parte do grupo já foi contemplada.

Brito diz que o a escolha entre entrar em um grupo em andamento e optar por um novo deve estar relacionada ao projeto do cliente. “Na maioria das vezes, um novo grupo com menor parcela e maior prazo de pagamento permite grande rentabilidade e retorno,” enfatiza o executivo.

Versatilidade da modalidade – Por meio do consórcio de imóveis é possível adquirir bens novos ou usados, para uso residencial ou comercial, no Brasil ou no exterior. Com o crédito, também é possível reformar e construir, inclusive investir em energia solar fotovoltaica. “O consórcio é a maneira mais econômica e versátil de conquistar um objetivo. A melhor estratégia é sempre consultar profissionais especializados do setor, capazes de dar a orientação necessária para que você escolha seu grupo, seja em andamento ou novo,” conclui Brito.