Como ficará a moda e o design na pós pandemia do novo coronavírus?
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  • Por Aimer Joias
  • 14/09/2020 18:50

O isolamento social adotado para evitar a transmissão do novo coronavírus fez com que os brasileiros mudassem vários hábitos em sua rotina. E, com isso, diversas áreas tiveram que mudar também, como a moda. Sendo ela um reflexo do comportamento social, historicamente, suas tendências se espelham na necessidade do público através das roupas.

Acontecimentos históricos resultaram em uma moda que oferecesse ao consumidor o que ele precisava naquele momento, suprindo uma falta social. Acostumados ao consumo excessivo, a moda tomou um lugar importante na vida das pessoas e se tornou uma forma de identificação.

No entanto, no momento atual, a moda não irá conseguir suprir o que as pessoas precisarão na pós pandemia. Ela deverá, no entanto, dar o que a população quer. Isso quer dizer que ela não será o principal suprimento da população, mas que ainda assim, vai caminhar conforme seus costumes.

Por exemplo, antes mesmo da chegada da Covid-19, o mundo estava caminhando para questões mais responsáveis em diversos setores da vida. A moda se inclui nisso. Seus processos de produção e responsabilidade trabalhista estavam cada vez mais visados pelo público. Isso é tão marcante que as pessoas cobram um posicionamento para problemas sociais de marcas. Com isso, a moda se moldou e passou a adotar técnicas e aspectos sustentáveis.

Com o surgimento da Covid-19, o mundo passou a olhar cada vez mais para isso. Com a falta de circulação das pessoas, fábricas pararam de funcionar e a humanidade entendeu o impacto que a indústria estava causando no meio ambiente.

Voltados à responsabilidade e para si próprios, essa competência cresceu ainda mais dentro das pessoas. No entanto, a designer, educadora e mentora de moda, Dani Nogueira alerta que esse comportamento, talvez, tenha tido mais efeito em pessoas que já se mostraram suscetíveis a isso antes mesmo da pandemia.

O colunista, consultor e palestrante André Carvalhal trata muito sobre o assunto em seus conteúdos. Segundo ele, muitos especialistas, a partir dos fatos citados acima, previam uma transformação no comportamento das pessoas. No entanto, após a reabertura do comércio em alguns lugares do mundo, já é possível conferir um pouco do que está acontecendo no varejo.

Uma matéria da BBC mostrou que no reino unido, as vendas (do varejo em geral) já voltaram para índices pré pandêmicos. Os dados apontam que de todo o setor, a moda foi a mais afetada e que ainda não se recuperou. No entanto, já é verificado um crescimento de venda nos pontos de venda físicos, +11%, e queda em e-commerces, -7%.

Por isso, beira a pergunta, será que a população irá voltar a ter os mesmos comportamentos pré pandêmicos, ou vão adotar um novo? Independente do que está por vir, a Aimer Joias tem designs para todos os gostos e tendências. Com peças bem trabalhadas e idealizadas para que a beleza feminina seja exaltada, a Aimer utiliza pedras naturais para unir a essência da mulher com a natura. As peças possuem desenhos únicos para gostos minimalistas ou robustos. Portanto, mesmo que o comportamento mundial seja plural e isso fique indefinido, é possível agradar a todos os consumidores por meio da moda e de acessórios.

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