Salada fresh, marinada de cogumelos, Pad Thai e risoto de salmão com lascas de amêndoas são alguns dos destaques da casa.
Salada fresh, marinada de cogumelos, Pad Thai e risoto de salmão com lascas de amêndoas são alguns dos destaques da casa.| Foto: Shutterstock
  • Por Aipo Super Foods
  • 25/11/2021 13:27

A ideia de que uma alimentação saudável precisa ser ruim e sem graça já está ultrapassada. Receitas diferentes e coloridas podem brilhar os olhos e encantar os paladares mais diversos. A AIPO Superfoods, restaurante de comida saudável, busca trazer em seus preparos uma refeição altamente nutritiva e saborosa para seus clientes, provando que é possível degustar e aproveitar uma refeição saudável.

Nós conversamos com a Thais Galliano que, junto de sua sócia, Luísa de Figueiredo, elaborou o cardápio da AIPO. Ambas são fundadoras do “Duas Cozinha experimental”, onde oferecem conteúdo sobre alimentação saudável e serviços de consultoria para quem está à procura de um alimento que nutre corpo e alma, saciando e trazendo prazer.

A montagem do cardápio

O objetivo principal da dupla, conta Thais, é democratizar a alimentação saudável, mostrar que ela é sim para todos e que pode ser muito saborosa. Tal preceito estava presente durante a montagem do cardápio.

“Não gostamos muito desse slogan de comida fit. Toda a nomenclatura que trazem para esse universo acaba distanciando mais ainda as pessoas”, explica ela. Dessa forma, o grande objetivo com o cardápio da AIPO era mostrar que a alimentação saudável pode ser acessível e inclusiva.

"Queríamos que todos que passassem pela AIPO sentissem vontade de experimentar sem preconceitos, temendo por uma comida fit ou sem graça”, reforça Thais. A partir disso, a dupla se esforçou em criar releituras de pratos já conhecidos da culinária brasileira, mas à sua maneira.

Outro grande destaque do cardápio foi a priorização de preparos que levassem poucos elementos de origem animal.  A dieta, que vem ganhando força mundo afora, se chama “flexitariana” e consiste em reduzir o uso de carnes vermelhas, peixes, ovos, aves, leites e derivados em prol da sustentabilidade e de uma saúde melhor.

“Todos os nossos pratos na AIPO que possuem alguma origem animal foram pensados com muita cautela”, explica Thais.

Neste aspecto, ela destaca algumas refeições que possuem imenso valor nutritivo e uma apresentação que sem dúvida te deixará com água na boca para experimentar. Confira:

Salada fresh - Neste prato, Thais conta que a ideia era trazer bastante textura e cor contrastando. O prato leva frutas e vegetais crus.

Marinada de cogumelos - Já aqui, a intenção era oferecer uma refeição que remetesse a uma comida afetiva e confortável. "Queríamos que lembrasse o frango com polenta, que no dia de frio é muito gostoso”, explica Thais.

Pad thai - Quanto a este preparo, que leva na finalização castanha de Baru, tem-se um prato tipicamente tailandês, construído com ingredientes frescos e muitos temperos e especiarias que lhe conferem um sabor único e indescritível.

Outros destaques do restaurante:

  • risoto de salmão com lascas de amêndoas;
  • peixe grelhado ao pesto de espinafre e Saladinha Caprese;
  • salmão grelhado com purê de batata doce roxa, legumes salteados e farofa de tâmaras com amêndoas;
  • Além de hamburguers de cogumelo, espinafre e ervilha.

Serviço

A AIPO Superfoods fica localizada na Alameda Presidente Taunay, 434, no bairro Batel, em Curitiba. Clique para acessar o instagram e conheça mais o restaurante.