• Por Clínica Angioprime Diretor Técnico Médico: Dr. Alexandre Shiomi - CRM-PR 21.527
  • 15/07/2020 16:35

O problema de varizes acomete homens e mulheres de todas as idades pelos motivos mais diversos existentes. Alguns casos mais leves, outros mais graves, um fator entre eles pode ser apontado: a utilização de meias elásticas costuma ser essencial no combate ao sintoma.

As meias de compressão também podem ser usadas para outros sintomas como inchaço, dores locais e até mesmo contra o inchaço diário.

Pensando nisso, a AngioPrime desenvolveu esse artigo para explicar com mais detalhes a importância das meias elásticas no combate às varizes e como ela ajuda no processo de recuperação pós-cirúrgico.

Como agem as meias elásticas?

As meias elásticas, ou meias de compressão, são opções que auxiliam no controle de sintomas como as varizes. Elas podem ser produzidas com diferentes matérias, como lycra, algodão, poliamida e o próprio elastano.

Elas também contam com diferentes tipos de compressão, que a utilização dependerá no caso médico e o que o profissional responsável aconselhar para o momento. Elas variam entre leve, média e alta compressão.

Quem tem problemas de circulação, ao colocar a meia elástica, poderá pressionar levemente o local, fazendo com que o sangue possa fazer seu caminho normal pelo corpo, evitando maiores complicações.

Quem deve usar meia elástica contra as varizes?

Apesar da meia compressora auxiliar no combate às varizes, é muito importante que deixemos claro que ela não tem o poder de faze-las desaparecer.

Porém, o seu uso é indicado em algumas situações, para evitar que a circulação da perna seja prejudicada. Por isso, você poderá usar as meias elásticas quando:

  • Fizer alguma viagem longa, onde o tempo sentado seja muito grande
  • Histórico familiar de má circulação
  • Idosos
  • Gestantes
  • Insuficiência venosa
  • Sensação de cansaço nas pernas
  • Pessoas que passam muito tempo sentadas

Tipos de meias compressoras

Para saber qual modelo de meia elástica adquirir, é necessário entender seus modelos e tamanhos.

Primeiramente, precisamos entender que existem meias compressoras femininas, masculinas e unissex, de tamanhos distintos. Eles podem variar entre P, M, G e GG (dependendo do fabricante).

Existem alguns modelos específicos para utilização, também. Os mais populares são:

  • Meia 7/8: Esse modelo é indicado para pessoas que tenham a circulação da perna bastante prejudicada, ou por indicação médica após algum procedimento cirúrgico.
    Elas cobrem praticamente toda a perna, indo do tornozelo à parte superior da coxa.
  • Panturrilha: Essa, talvez seja o modelo de meia elástica mais conhecida. São os produtos que costumam ide da panturrilha até um pouco abaixo do joelho. O ideal, é que você ajuste a meia para ficar na posição correta para não prender a circulação e ter o efeito reverso.
  • Meia Calça: Essa meia compressora costuma ser indicada por médicos especialistas, principalmente em casos de maternidade ou cirurgias que necessitam que o corpo e os órgãos estejam bem comprimidos.

Se você tem dúvida de qual meia elástica escolher para o seu tratamento, é importante que se dirija a um médico especializado para que possa entender sua situação e passar o melhor produto. É o que recomenda a equipe especializada da AngioPrime.