Telemedicina ajuda pacientes durante pandemia de COVID-19
| Foto: Divulgação
  • Por Clínica Angioprime Diretor Técnico Médico: Dr. Alexandre Shiomi - CRM-PR 21.527
  • 06/04/2020 13:05

Em busca de alternativas para ajudar a população e profissionais de saúde no combate ao Coronavírus, a liberação de uma prática antiga foi autorizada pelo Senado em meados de março. A telemedicina chega ao Brasil de maneira oficial com o objetivo de ajudar no controle da pandemia do COVID-19.

A decisão é vista como um grande marco na medicina do País, que depois de bastante tempo, poderão utilizar as facilidades tecnológicas para facilitarem processos diários, diagnósticos e otimizar atendimentos ao longo do tempo.

O primeiro avanço, inclusive, partiu do próprio Governo Federal, com métodos de conseguir avaliar de maneira simplificada, se os pacientes de fato apresentam sintomas de COVID-19.

Segundo a coletiva de imprensa em que o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta ao lado do Presidente da República Jair Bolsonaro, essa é uma “maneira de ajudar a salvar vidas e conseguir classificar casos de coronavírus com mais prioridade”, disse o ministro.

A ideia dos políticos é a de que o Governo possa oferecer uma solução capaz de auxiliar a população de maneira remota a como se prevenir e fazer um prévio diagnóstico.

| Divulgação

Algumas empresas, inclusive, já estão se adiantando no processo e criando metodologias próprias para ajudar a diagnosticar sintomas da doença, como a Caren Care. Através do próprio aplicativo, já é possível coletar informações dos usuários, fazer análise de sintomas e apresentar resultados concretos do estado de saúde do usuário.

Ainda durante a coletiva, o Governo Federal disse que irá regulamentar a telemedicina em todo o território nacional durante o período de pandemia.

Essa mudança de comportamento será fundamental para marcar o início de uma nova era digital na área da saúde. Através da possibilidade de ter a tecnologia e médicos aliados será benéfica para todos.

O grande objetivo de profissionais da área saúde é o de que a telemedicina seja incorporada de maneira definitiva no segmento e que os médicos possam definir regras específicas para estabelecer a utilização de maneira segura e eficiente para todos.

A Angioprime, grande apoiadora de mudanças e avanços tecnológicos apoia este grande passo em direção a uma nova etapa da medicina, capaz de auxiliar e salvar ainda mais vidas.