Este projeto desenvolvido pela vonBahten, para um escritório de endomarketing e comunicação interna, tem como proposta de transmitir a identidade criativa e inovadora da empresa.
Este projeto desenvolvido pela vonBahten, para um escritório de endomarketing e comunicação interna, tem como proposta de transmitir a identidade criativa e inovadora da empresa.| Foto: Celso Pilati
  • Por Apolar Concept
  • 01/12/2020 15:15

Um projeto de arquitetura deve levar em consideração o estudo da estética aliado à parte funcional, ao atendimento às normas e à adequação ao ambiente existente -- seja ele um espaço já construído (interiores) ou um lote vago (no qual devemos considerar também curvas de nível, norte, incidência de luz, entorno).

Quando o projeto adentra a esfera corporativa, o aspecto funcional ganha ainda mais importância. Além do mais, ele ainda deve ficar integrado à parte estética e à identidade da marca. A arquiteta Adriana von Bahten explica que um ambiente pode ajudar ou por vezes ser o principal responsável por criar experiências em um espaço. “A neuroarquitetura é um estudo que foca exatamente na questão de usar elementos, cores, aromas e iluminação para criar melhores experiências e, neste caso, melhorar a produtividade”, afirma.

Especializada em projetos comerciais e corporativos, a vonBahten Arquitetura elabora projetos que refletem a identidade e o conceito do cliente para o espaço. “Os projetos apresentam soluções criativas e ao mesmo tempo funcionais, buscando sempre a otimização dos espaços, usos e fluxos além de preocupação com conforto, ergonomia e atendimento de todas as normas envolvidas”, Explica Adriana.

Neste projeto de um escritório de endomarketing e comunicação interna (ver fotos), o espaço precisava transmitir a identidade da empresa que trabalha com criatividade e inovação e que entrega ao cliente final, estratégias personalizadas.

Antes

Depois

Portanto, a arquitetura deveria informar justamente isso aos clientes que visitassem a empresa, assim como ser um ambiente que propiciasse esta interação, pro-atividade e criatividade para os que ali trabalham.

Foi um desafio. Afinal, o imóvel era antigo, com pé direito baixo e com dutos do sistema de ar condicionado com grande interferência no todo.

“Nossa solução foi trazer estes elementos de forma criativa e tirar partido destas características para o resultado final” explica. O resultado foi que os dutos viraram elemento de destaque com a cor da marca (que é uma cor que estimula a criatividade) em vez de ficarem escondidos e assim, perder mais pé direito. Estes dutos ficaram em equilíbrio com a paginação do piso trabalhada também com a mesma cor, que misturou o vinílico nas áreas maior tráfego e o carpete nas áreas de trabalho.

O desenho ortogonal dos dutos encontrou consonância com o quadriculado do piso e extrapolou o 2D fazendo parte do desenho da marcenaria. Este desenho ortogonal se repete nos painéis, piso, pufes e linhas ortogonais dos eletrodutos e iluminação.

A iluminação, por sua vez, também foi cuidadosamente pensada e calculada para cada ambiente. Além de seguir a linha estética do projeto (conceito industrial/ ortogonalidade) atendeu à quantidade de luz necessária para cada uso diferente. As áreas de trabalho tiveram uma solução com baixo custo usando a própria lâmpada tubular de LED como luminária. As áreas de convivência ficaram com uma iluminação mais aconchegante usando luminárias decorativas e com os elementos em destaque com uma iluminação direcionada (como o grafite artístico e os locais de inserção da marca).

Cores

A cartela de cores passeou pelo amarelo característico da marca e tons de cinza e branco. O amarelo ficou no carpete, pintura, grafite artístico, tecido e marcenaria. Os cinzas são vistos desde o carpete, esquadrias das janelas e divisórias de vidro, até todos os elementos que trouxeram o tom industrial -- aço galvanizado dos eletrodutos, estrutura da iluminação, cimento queimado na parede e o vinílico. O tom de azul escolhido entra para complementar, trazendo equilíbrio ao todo.

Este ambiente corporativo é um ótimo exemplo de como é possível fazer um projeto inteligente, de ótimo resultado, sem que para isso seja necessário estar atrelado a um alto investimento.

A vonBahten Arquitetura é uma das empresas presentes na Apolar Concept, o primeiro Hub imobiliário do país. Ela reúne mais de 20 empresas parceiras em um conceito diferenciado de atendimento.

O cliente pode, em um só lugar, adquirir um terreno, contratar profissionais – como arquitetos, paisagistas, designers de interiores – e empresas, como construtoras, empresas de móveis e climatização. São serviços de A a Z para que o cliente saia totalmente satisfeito.

Mais informações www.apolarconcept.com