Piscina Natural Acer Haus
Piscina Natural Acer Haus| Foto: Divulgação
  • Por Apolar Concept João Paulo Roberto. Engenheiro Agrônomo CREA Nº PR-110491/D
  • 16/07/2020 13:01

Seguindo a tendência da biofilia na arquitetura – que é o conceito de incluir elementos naturais para aumentar a conexão com a natureza nos ambientes –, as piscinas naturais (ou biológicas) têm chamado a atenção de quem quer um espaço recreativo, mas ao mesmo tempo contemplativo. Nada melhor do que ter um ambiente exclusivo em casa.

Alguns exemplos do uso da biofilia que você certamente já viu por aí são os jardins verticais, os telhados verdes e até algumas formas mais orgânicas usadas na arquitetura. E agora a tendência são as piscinas naturais. Verdadeiros lagos com direito a peixes, pedras, plantas ornamentais e até mesmo uma praia feita com um areia especial, elas são comuns na Europa e estão chegando com força nos Estados Unidos e no Brasil.

O engenheiro agrônomo João Paulo Roberto, da Acer Haus Jardins Inteligentes, empresa especializada em piscinas naturais do Sul do Brasil, comenta que os clientes ficam encantados com a sensação de poder nadar em meio aos peixes. "Podemos recriar ambientes naturais na casa do cliente. Muitos usam como referência para sua piscina, a região de Bonito no Mato Grosso". O agrônomo explica que sua empresa é parceira da Bicalho Lagos, referência no Brasil sob responsabilidade de André Bicalho. Sediada em Brasília, a Bicalho Lagos tem em seu portfólio dezenas de piscinas naturais espalhadas pelo cerrado brasileiro, como as das fotos que ilustram esta matéria.

Importância para você e o meio ambiente

Na prática, a construção de uma piscina natural é um processo complexo, porém ágil, explica André Bicalho. Após todos os estudos do terreno é feita a escavação e a impermeabilização utilizando-se uma espécie de "lençol" de um material chamado EPDM , que lembra uma borracha. Depois, ela ganha rochas nos mais variados tamanhos, plantas e uma areia quartzosa que é a mesma utilizada na fabricação de vidros, o que evita que a água fique turva. "A estética valorizada no Brasil exige que a água seja perfeitamente cristalina" explica André, que garante no contrato assinado antes das obras essa característica da água, além da garantia de que a manutenção do filtro só ocorrerá a cada seis meses.

Outro importante complemento são as plantas. "Podemos dizer que metade da beleza das piscinas naturais está no paisagismo do entorno", afirma o paisagista Wolfgang Schlogel, também parceiro da Acer Haus. Ele explica que o paisagimo aquático permite espécies pouco convencionais como as requisitadíssimas Vitórias Régias e Ninféias. "Uma piscina natural exige um cenário exuberante e requintado, onde todo o esforço do paisagista tem como objetivo criar a ilusão de que aquele paraíso foi moldado pela própria natureza", completa.

Quanto aos peixes, João Paulo completa as carpas Nishikigoi são as estrelas, mas podem ser várias outras espécies. Além da ornamentação, alguns peixes são funcionais, desempenhando papéis importantes como o controle de algas das pedras "É um verdadeiro ecossistema sustentável", diz.

O segredo por trás das piscinas naturais é o filtro, afirma João Paulo. "Esse é o grande diferencial da Bicalho, e por isso escolhemos sua tecnologia. O sistema é composto por um filtro biológico composto por uma quantidade enorme de biocerâmica, que serve de meio de cultura para uma rica flora de bactérias benéficas que consome toda a matéria orgânica que por ali passa. "Este sistema é tão eficaz que garantimos no contrato que as manutenções acontecerão apenas de seis em seis meses". Também é utilizado um filtro Ultra Violeta, que usa lâmpadas especiais para queimar as algas que poderiam tornar a água verde. Além disso, é usado um gerador de ozônio, gás que funciona como o cloro, porém muito mais potente e sem causar danos aos peixes e plantas. Até por causa da ausência de produtos químicos, lembra André Bicalho, a água das piscinas naturais não são nocivas à pele e nem ao cabelo de quem as utiliza. Pelo contrário, o ozônio serve como um verdadeiro tratamento de beleza.

João Paulo Roberto, que já trabalhou nos Estados Unidos com irrigação e paisagismo, ressalta que a água da piscina natural pode ser usada também para irrigar o paisagismo: "Ao retirar a água para a irrigação estamos promovendo também uma troca parcial, o que é benéfico para o lago. Isso também dispensa a necessidade de uma cisterna para a irrigação".

João Paulo explica que as piscinas naturais podem ser feitas de diversos tamanhos e formatos, e podem ser inclusive construídas utilizando a estrutura de uma piscina convencional, convertendo-a em biológica.

Um pouco do trabalho da Acer Haus e do paisagista Wolfgang Schlogel poderá ser conferido na próxima edição da Casa Cor Paraná, onde eles irão assinar juntos o maior espaço da mostra.

Conheça mais sobre o trabalho da Acer Haus no instagram @acerhaus ou pelos telefones (41) 4102-9595 e (41) 99501-6974.