Com a evolução tecnológica, solicitar uma certidão digital de imóveis ficou muito mais fácil
Com a evolução tecnológica, solicitar uma certidão digital de imóveis ficou muito mais fácil| Foto: Divulgação
  • Por ARIPAR
  • 12/02/2020 18:22

A evolução tecnológica trouxe diversos benefícios para os cidadãos. Entre eles, a facilidade de obter um documento no formato digital, sem precisar sair de casa. A possibilidade de solicitar e receber a certidão de um imóvel no Estado do Paraná, de maneira rápida, prática e segura, é um bom exemplo desse novo rol de serviços eletrônicos. Por meio da Central Registradores de Imóveis do Paraná, no portal www.registradores.org.br/pr, o balcão de todos os Cartórios de Imóveis agora está a um clique do cidadão e de todos os agentes do mercado imobiliário.

Lançada em maio de 2019, a Central dos Registradores de Imóveis engloba o acervo de todos os 200 Cartórios de Registro de Imóveis do estado, e já se tornou uma ferramenta de extrema utilidade para os paranaenses. Em pouco mais de nove meses de funcionamento mais de 120 mil certidões de imóveis já foram emitidas em formato digital, proporcionando agilidade, segurança e conveniência aos usuários dos serviços.

A Central de Registradores de Imóveis do Paraná é administrada pela Aripar Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar). Além da certidão digital, os usuários também podem solicitar no portal, diretamente de casa ou do escritório, serviços como pesquisa de bens, visualização de matrícula e acompanhamento do registro de imóveis.

O que é a certidão digital?

A certidão digital é correspondente à certidão de matrícula do imóvel, ao pacto antenupcial ou a outro ato registral, só que expedida em formato eletrônico. O arquivo digital tem a mesma fé pública e validade jurídica da certidão tradicional em papel. O documento pode ser utilizado para a realização de escrituras públicas, contratos de financiamento imobiliário e quaisquer outros documentos públicos e particulares.

Como posso solicitar o documento do meu imóvel?

Dentro do portal www.registradores.org.br/pr/, o usuário deve procurar o item ‘Certidão Digital’ e clicar em ‘Saiba Mais’. Na sequência, buscar por “Solicitar Certidão Digital”. Após, ler os termos, é preciso aceitá-los e fazer um cadastro rápido. Caso possua certificado digital, também pode entrar por esta opção.

Já logado para solicitar a certidão digital, deve selecionar o estado, cidade e cartório desejado; em seguida, escolher o tipo da certidão desejada: Matrícula; Pacto Antenupcial; Ônus; Transcrição; Vintenária; Propriedade/Negativa de Propriedade (os três últimos estão sendo incluídos de forma gradativa ao rol de documentos que os cartórios fornecem digitalmente).

E quais os custos?

Após a solicitação da certidão digital, o valor será informado pelo cartório em até quatro horas úteis. Quando o cartório informar o valor, será enviada uma mensagem para o e-mail cadastrado. O pagamento poderá ser feito em até 72 horas.

Prazo para recebimento

Após a confirmação do pagamento, a certidão digital será emitida pelo cartório e disponibilizada para download, conforme abaixo:

  • Certidão Digital Por Matrícula e Pacto: prazo de até 24 horas durante o expediente cartorário;
  • Certidão Digital de Transcrição, Vintenária, Propriedade/Negativa de Propriedade e Certidão de Ônus: prazo de até 5 dias úteis.

Como receberei minha certidão digital?

A resposta ficará disponível para download na Central Registradores de Imóveis no menu Pedido de Certidão/Consulte o status do seu pedido. É importante destacar que, para visualizar a certidão digital, será necessário fazer o download e a instalação do Assinador Digital Registral no computador do solicitante, clicando aqui.

Depois que a certidão digital for disponibilizada pelo cartório, o usuário deverá efetuar seu download para a mídia de sua preferência. Para sua completa validade, a Certidão Digital deverá ser mantida no formato eletrônico, ou seja, não deve ser impressa. Cabe ressaltar que o Assinador Digital Registral está disponível somente para a plataforma Windows.

Para saber mais informações sobre a emissão de certidão digital ou conhecer os outros serviços disponíveis na Central dos Registradores de Imóveis do Paraná, acesse agora mesmo www.registradores.org.br/pr ou entre em contato com a Aripar, pelo email: relacionamento@aripar.org e ou telefone: (41) 99801-0011.