Portal eletrônico simplifica a busca online por imóveis no Estado do Paraná
| Foto: Divulgação
  • Por ARIPAR
  • 15/04/2020 15:50

Imagine poder acessar informações sobre bens imóveis sem sair de casa, apenas com o auxílio da internet. No Paraná isso já é realidade. Por meio da Central Registradores de Imóveis, os usuários podem pesquisar informações sobre imóveis registrados em todo o Estado. O serviço ‘Pesquisa de Bens’ está disponível no site www.registrodeimoveis.org.br, portal eletrônico gerido pela Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar), entidade que reúne os Cartórios de Imóveis paranaenses.

Com o módulo ‘Pesquisa de Bens’, da Central Registradores, o usuário pode utilizar a busca de imóveis para detectar propriedades e outros direitos reais registrados em seu nome, ou de outras pessoas e empresas. As buscas são feitas a partir do número de CPF (para pessoas físicas) ou CNPJ (no caso de empresas). Essa função garante segurança e evita também confusão entre homônimos. Localizado o imóvel, é possível ao usuário Visualizar a Matrícula da propriedade na tela de seu computador.

A Central Registradores de Imóveis congrega informações dos 200 Cartórios de Registros do Paraná. Nessa plataforma, os cartórios compartilham, entre si, suas bases de dados, abrangendo imóveis adquiridos ou transmitidos desde 1º de janeiro de 1976. Assim, o usuário pode ter acesso a todos os arquivos e documentos relativos à uma determinada propriedade em um único portal.

No caso da necessidade de uma pesquisa com todas as aquisições e alienações relacionadas à determinada propriedade, é necessário formular a solicitação diretamente aos cartórios onde os registros foram localizados. Essa demanda só pode ser iniciada presencialmente.

Veja como é fácil utilizar o serviço

Como posso realizar a Pesquisa por Bens?

Para efetuar a busca, o usuário deve acessar www.registrodeimoveis.org.br. Em seguida, é preciso informar o CPF e/ou CNPJ do proprietário do imóvel, o estado, a cidade e os Cartórios nos quais o levantamento deverá ser realizado.

Quanto custa?

Para cada Pesquisa de Bens efetuada em um cartório é cobrado o valor de R$ 10,04 + ISS do município de interesse, acrescido de R$ 0,90 referente ao valor do serviço.

Prazo para recebimento

Caso não sejam identificadas propriedades veiculadas ao CPF ou CNPJ, o sistema fará esta indicação em tempo real. Caso sejam localizadas ocorrências, o pedido será direcionado ao cartório para a busca, com prazo de até 5 dias para a resposta.

Como receberei minha certidão digital?

A resposta ficará disponível na Central Registradores de Imóveis do Estado, no menu “Pesquisa de Bens”.

Para conhecer todos os serviços disponíveis na Central Registradores de Imóveis do Paraná, entre em contato com a Aripar, pelo email: relacionamento@aripar.org ou pelo telefone: (41) 99801-0011.