Serviços online dos Cartórios de Imóveis crescem 55% no Paraná
| Foto:
  • Por ARIPAR
  • 13/05/2020 18:15

Com a orientação de implementar o isolamento social como forma de conter a pandemia do novo coronavírus, a procura pelos serviços virtuais oferecidos pelos Cartórios de Imóveis cresceu 55% na plataforma Central Registradores de Imóveis do Paraná. A crise de saúde pública, que mudou a forma com que o cidadão realiza as suas atividades diárias, fez também com que os cartórios adaptassem seus serviços ao formato digital, tornando possível a realização de registros de imóveis, pesquisas de bens e emissão de certidões de forma totalmente online.

Diretamente de casa ou do escritório, os paranaenses podem solicitar seus documentos de forma rápida e prática, por meio da plataforma virtual www.registrodeimoveis.org.br/. Assim, com o momento atual, os usuários têm em mãos serviços digitais prestados com agilidade, segurança e conveniência, pelos 200 Cartórios de Registros de Imóveis do Paraná.

Gerida pela Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar), a Central Registradores apresenta aumento gradual na busca dos serviços oferecidos desde janeiro de 2020. Porém, em março, quando foi decretado o isolamento social pelo governo do Paraná, a procura se intensificou. Confira os números dos principais serviços:

Analisando o cenário atual, a presidente da Aripar, Mariana Pozenato Martins, salienta que, com a pandemia, a entidade tomou algumas medidas em prol da população. "Nossa associação está sensível à situação peculiar que estamos vivendo. Por isso, apesar dos custos existentes para manutenção dos serviços eletrônicos, isentamos as taxas administrativas da Central Eletrônica, tanto para pedidos de certidões quanto para os protocolos de títulos, durante o período da pandemia. Deste modo, o usuário não arca com os custos da Central mas, apenas, com as taxas dos serviços, o mesmo valor que pagaria no balcão de atendimento do cartório”, explica.

“Todos os cartórios de registro de imóveis do Paraná estão disponíveis para acesso através da nossa plataforma eletrônica, o que nos permite atender toda população através da internet”, ressaltou a presidente.

A Central Registradores de Imóveis (www.registrodeimoveis.org.br) está pronta para atender a todos os cidadãos do Paraná. No portal, além do pedido de certidões eletrônicas, também estão disponíveis os serviços de pesquisa de bens, visualização de matrícula, acompanhamento do registro de imóveis e o serviço de e-protocolo.