Ivana Andrade posa ao lado de sua peça preferida da Artefacto: a mesa-bar Lena, de ébano e com acabamento radiance. O móvel compõe a sala de jantar junto ao living montado pela arquiteta.
Ivana Andrade posa ao lado de sua peça preferida da Artefacto: a mesa-bar Lena, de ébano e com acabamento radiance. O móvel compõe a sala de jantar junto ao living montado pela arquiteta.| Foto: Gustavo Sguissardi
  • Por Artefacto
  • 20/05/2022 19:15

O DNA Natural da Artefacto é visível. Mais que isso: palpável. Basta tocar as superfícies das mesas, sofás, poltronas e objetos de décor para senti-lo em cada centímetro e fibra. O tema de 2021, "Essencial para ser Natural", imprimiu nas vitrines da loja de Curitiba as melhores interpretações do conceito por profissionais renomados, que montaram ambientes sofisticados e aconchegantes durante o ano.

Na noite de 19 de maio, a Artefacto Curitiba lançou as duas últimas vitrines trimestrais sob o conceito "Essencial para ser Natural". Os ambientes são assinados pelos profissionais Maximiliano Scandelari, que propôs um espaço gourmet, e Ivana Andrade, que assina um living. A venda da mostra segue até agosto. O trabalho dos arquitetos encerra em grande estilo o ciclo de 2021 e prepara o público e mercado para o conceito de 2022, "Natureza Modernista", que estreia em setembro.

O essencial manifesta-se nas formas das peças atemporais da Artefacto e também da coleção Beach & Country, com itens que cabem bem em ambientes interno ou externo. Já o natural aparece nas formas orgânicas do mobiliário escolhido tanto por Ivana quanto por Maximiliano, e nos materiais em destaque em suas composições.

O living de Ivana Andrade

Ivana Andrade partiu da cor verde para compor a sala de estar de 94 metros quadrados: os tons aparecem na parede, no papel de parede Gucci, na manta do sofá modular Escape e nos vasos e itens decorativos da linha Home Artefacto. Tons de caramelo, cinza e off white completam a cartela de cores, além da coloração natural de pedras e madeiras laminadas nas mesas de jantar, de apoio e de centro.

A vitrine de Ivana Andrade é um living que aposta no aconchego de sofás e poltronas da Artefacto, ladeados por mesas de apoio e de centro que garantem comodidade aos convidados.
A vitrine de Ivana Andrade é um living que aposta no aconchego de sofás e poltronas da Artefacto, ladeados por mesas de apoio e de centro que garantem comodidade aos convidados.| Crédito: Daniel Katz

Uma das peças mais marcantes do living é a mesa de jantar Lena, com 1,8 m de diâmetro, e a mesa-bar que leva o mesmo nome. O ébano tem acabamento radiance, que traz brilho e proteção à peça e valoriza as cores escuras naturais da madeira. Junto à mesa, as cadeiras giratórias Chiara, em couro natural na cor neblina e pés de aço pintado. "A mesa-bar Lena é uma das mais belas da Artefacto, e a mesa de jantar Lena, com essa proporção enorme, causa um impacto na sala de jantar", avalia Ivana.

Em um living aconchegante com sofás e poltronas como o da vitrine de Ivana, as mesas laterais e de centro são fundamentais para dar comodidade aos convidados. Ao lado direito do sofá modular Escape em boucle cru, as mesas Vidre com tampo de cristal transparente dão apoio, enquanto duas mesas de centro Yego com tampo de mármore branco Carrara e pés em aço gold intermediam o espaço entre o sofá e as poltronas Giorgio em couro natural Atlanta Conhaque. A mesa componível Cabane, com pé em pedra terrazza na cor greige e tampo de madeira pau ferro, dão suporte a quem sentar do lado esquerdo do sofá. Em um detalhe ao fundo, as ilustrações de garças e libélulas do papel de parede da Gucci, de cor predominante verde claro.

“A cor verde tem a propriedade de acalmar o cérebro humano, além da ligação com a natureza, claro. O próprio mobiliário da Artefacto é rico em materiais naturais como couros, linho, madeiras e pedras", diz a arquiteta. Na segunda parte da vitrine, o sofá Carrie e o buffet Constantine apresentam formas ovaladas e cores neutras. O buffet tem acabamento em microtextura fosca na cor naturale, com tampo de cristal e gavetas revestidas de camurça; já o sofá é de tecido boucle Valência, com toque macio e fios brilhantes entre a trama. "Essas duas peças eu escolhi porque gosto muito, porque para mim são essenciais", finaliza.

O espaço gourmet de Maximiliano Scandelari

Na vitrine de Maximiliano Scandelari, a mescla de formas clássicas e modernas deu movimento ao ambiente. O espaço gourmet foi montado em 70 metros quadrados e poderia estar “tanto na praia quanto na fazenda”, segundo o arquiteto.

O arquiteto Maximiliano Scandelari em seu espaço gourmet com móveis da coleção Artefacto Beach & Country, apoiado em uma banqueta Pinet, com estantes Jeri ao fundo.
O arquiteto Maximiliano Scandelari em seu espaço gourmet com móveis da coleção Artefacto Beach & Country, apoiado em uma banqueta Pinet, com estantes Jeri ao fundo.| Crédito: Gustavo Sguissardi

"Temos referências ao natural como no mármore bruto travertino romano no piso, detalhes em palha e um jardim vertical que trouxemos para a área interna", detalha Maximiliano, que usou apenas o mobiliário da linha Artefacto Beach & Country para compor o ambiente. Tecidos como linho e tramas de lã e couro compõem os detalhes de cestas, mantas e tapetes, preparando o espaço para receber baixas temperaturas.

A mesa Oak, de nogueira, na cor acetinada, aparece justaposta à uma bancada mais alta, onde fica a área úmida da cozinha. No balcão, estão as banquetas Pinet em madeira teca e corda náutica; e à mesa, as cadeiras Yala, com pés de cedro e revestimento em ratier Munique.

As estantes Jeri nos tamanhos pequeno, médio e grande aparecem intercaladas, dando ritmo ao fundo do espaço gourmet. Suas prateleiras são de madeira louro e uma delas é destacável da estrutura – uma bandeja com acabamento em couro. “A estante Jeri foi o ponto de partida para esse projeto, porque ela tem uma estrutura de ferro, lâminas de madeira e detalhes em fibra natural de malacca”, explica Maximiliano. A textura de fibra natural trançada também aparece nos lustres acima da mesa Oak, e no cachepô de velas da linha Artefacto Home e na estrutura das poltronas Banyan II, com pés em cedro e estofado em linho.

A vitrine assinada por Maximiliano Scandelari traz a mesa de jantar Oak como destaque junto da cozinha e a mesa de centro Candy, assinada pelo designer guatemalteco Piegatto, no centro do espaço descontraído com poltronas, sobre o tapete.
A vitrine assinada por Maximiliano Scandelari traz a mesa de jantar Oak como destaque junto da cozinha e a mesa de centro Candy, assinada pelo designer guatemalteco Piegatto, no centro do espaço descontraído com poltronas, sobre o tapete.| Crédito: Daniel Katz

As poltronas compõem um ambiente descontraído para conversa junto de duas peças do artista filipino Piegatto, exclusivas para a Artefacto Beach & Country: a poltrona-balanço Vic e a mesa de centro Candy, feitas com lâminas de madeira que revelam volumes e aberturas. "São peças contemporâneas que contrastam com o mobiliário clássico, mas sem perder o aconchego do ambiente. Isso valoriza muito o projeto", conclui Maximiliano.

Serviço: Vitrines da Artefacto assinadas por Ivana Andrade Arquitetura e Interiores e Maximiliano Scandelari Arquitetura.
Artefacto – Rua Comendador Araújo, 672, Batel, Curitiba. Aberta à visitação do público até final de agosto de 2022.