A Artefacto Curitiba recebeu convidados para a festa de inauguração da Mostra Artefacto 2023.
A Artefacto Curitiba recebeu convidados para a festa de inauguração da Mostra Artefacto 2023.| Foto: Letícia Akemi
  • Por Artefacto
  • 25/08/2023 12:31

A Artefacto Curitiba recebeu, no dia 23 de agosto, arquitetos, designers e convidados para a festa de abertura da Mostra Artefacto 2023, um dos principais eventos da área na cidade. A Mostra 2023 traz 21 ambientes assinados por profissionais e escritórios renomados. Este ano, os espaços seguem o conceito “Felicidade”, buscando a conexão do sentimento com os ambientes em que vivemos.

“Estamos celebrando 20 anos de Artefacto em Curitiba, com o tema Felicidade. Estamos muito felizes porque todos os profissionais compraram essa ideia e vestiram a camisa. Além disso, comemoramos a expansão da marca. Meu pai fundou no Brasil, eu fundei a Artefacto Miami e agora a 3ª geração, meus filhos, abre a Artefacto em Dubai”, diz o CEO da Artefacto, Paulo Bacchi, que esteve na loja de Curitiba, junto com os gêmeos Pietro e Bruno, para a abertura da Mostra.

Keila Giacomeli, Pietro Bacchi, Bruno Bacchi, Jo Goslar e Suzana Papazian.
Keila Giacomeli, Pietro Bacchi, Bruno Bacchi, Jo Goslar e Suzana Papazian. | Letícia Akemi

21 ambientes e nova coleção

Assinam espaços na Mostra Artefacto 2023: 42 Graus Arquitetura, Ana Letícia Virmond, André Bertoluci, ArqCO Studio, Caroline Andrusko, Claudia Pimentel Bueno e Raísa Bueno Ribeiro;  Camila Ebrahim, Cymara Ebrahim e Jacy Ebrahim; David Farhat e Patricia Verch; Elaine Zanon e Claudia Machado; Eliza Schuchovski; Estúdio Elmor; Jayme Bernardo Arquitetos; Jocymara Nicolau; Juliana Meda; Luiz Mori Neto; Marcelo Lopes Arquitetura; Priscilla Muller; Rodolfo Fontana; Samara Barbosa; Suelen Parizotto, bem como Viviane Loyola.

 Bruna Horn, Paulo Bacchi e Samara Barbosa.
Bruna Horn, Paulo Bacchi e Samara Barbosa. | Letícia Akemi

Além dos ambientes assinados, os convidados puderam conferir peças da nova coleção da marca, Alcheme, criação da arquiteta Patricia Anastassiadis que traz móveis projetados para atenderem múltiplas funções e transitarem entre cômodos diversos, mas sem abrir mão da elegância. “O briefing que passei foi da glamourização. Hoje, a Artefacto se consolida como uma das principais marcas de mobiliário de design do país, produzindo peças de alto padrão. Dessa forma, estamos brigando com os italianos e com todas as grandes empresas mundiais – e não estamos fazendo feio. Seguimos crescendo no mundo inteiro”, diz Paulo Bacchi.

Vitrines assinadas

Espaço com maior visibilidade, a vitrine da Artefacto foi dividida em três ambientes, assinados, respectivamente, por Elaine Zanon e Claudia Machado; pelo escritório Jayme Bernardo Arquitetos; e pelas arquitetas Camila Ebrahim, Cymara Ebrahim e Jacy Ebrahim. Presença constante ao longo dos anos na vitrine Artefacto, o arquiteto Jayme Bernardo comemora a parceria e mais um projeto para a marca.

O arquiteto Jayme Bernardo assina uma das vitrines da Mostra Artefacto 2023.
O arquiteto Jayme Bernardo assina uma das vitrines da Mostra Artefacto 2023.| Letícia Akemi

“Tenho um carinho muito grande pela Artefacto, praticamente começamos juntos. É uma troca muito intensa e é um prazer estar aqui mais uma vez”, diz. Sobre seu ambiente, um espaço de 97 m² dividido entre living e lounge, ele ressalta o uso pontual das cores para despertar o sentimento de felicidade. “Fizemos uma curadoria de obras de artes de alguns dos melhores artistas do Brasil. Além disso, muitos dos objetos que estão aqui são do meu acervo pessoal.”

Ao lado do espaço de Jayme, está o living “Bruma Leve”, projetado por Elaine Zanon e Claudia Machado. Em  65 m², elas criaram um grande espaço de convivência e recepção. “Celebrar 35 anos de profissão na vitrine da Artefacto é esplêndido. O que a gente quis passar nesse projeto foi justamente a paz, tranquilidade. Dessa maneira, o ambiente está branco, leve, com elementos da natureza, cor de areia, estofados claros”, conta a arquiteta Claudia Machado.

Mobiliário atemporal

“A essência desse projeto é o que a gente sente quando o cliente recebe o móvel da Artefacto na sua casa e começa a usá-lo: a extrema felicidade que um produto bem elaborado, bem desenhado traz. Então, isso foi a fonte de inspiração para criar esse espaço de receber com essa carinha de felicidade”, completa a designer de interiores Elaine Zanon.

Fechando a área das vitrines, o espaço assinado por Camila, Cymara e Jacy Ebrahim – mãe, filha e neta –, traz um grande Family Room, com living, sala de jantar, adega e bar. “Nada mais feliz do que você estar em casa com a família, receber amigos, essa foi a nossa inspiração para o living. O início dela foram os sofás Argand, que usamos em nossa primeira participação na Artefato, que há 11 anos. Assim, quisemos trazê-lo para mostrar como o produto Artefacto é atemporal e atual”, contam as arquitetas.

Festa de abertura marca sucesso 

DJ Driss comandou a pista.
DJ Driss comandou a pista. | Letícia Akemi

Pista de dança, DJ, bar de gin, gastronomia, encontros e reencontros, muita descontração e animação marcaram a festa de abertura da Mostra. Uma estrutura externa foi montada especialmente para o evento, com luzes, banners e iluminação cênica para destacar o conceito da festa: Felicidade. Entre os presentes, a modelo e atriz Isabeli Fontana, convidada especial da Artefacto, roubou a atenção. “É sempre muito gratificante voltar para minha terra natal, ainda mais fazendo o que eu amo, visitando ambientes lindos aqui da Artefacto. Faz a gente sonhar em ter um cantinho gostoso, bem como uma arte ou um brilho. Eu sou apaixonada”, conta.

A modelo Isabeli Fontana foi a convidada da Artefacto Curitiba para prestigiar o evento.
A modelo Isabeli Fontana foi a convidada da Artefacto Curitiba para prestigiar o evento.| Letícia Akemi

Serviço

A Mostra Artefacto 2023 Curitiba segue em exposição e pode ser visitada até maio de 2024, na loja Artefacto Curitiba ( Comendador Araújo, 672, Batel), nos seguintes horários: das 10h às 19h (de segunda à sexta-feira), e das 10h às 14h (aos sábados).