Vodka de qualidade pode ser consumida pura, um destilado para desfrutar sabor e aroma.
Vodka de qualidade pode ser consumida pura, um destilado para desfrutar sabor e aroma.| Foto: Guto Souza/Divulgação
  • Por Bacco Spirit
  • 30/08/2021 11:43

É quase impossível falar em vodka sem associar a bebida às suas origens soviéticas. Difundido pelos czares no século XVI para esquentar os consumidores durante o inverno rigoroso e logo promovida à base da economia do Império Russo, o destilado empreendeu uma jornada bem-sucedida ao longo dos séculos. Hoje, é quase um patrimônio universal.

A chave para entender por que esse produto é tão democrático está implícita em seu nome. Embora não haja consenso sobre a etimologia da palavra, a hipótese mais aceita é que “vodka” venha de um diminutivo para “água” — ou seja, “aguinha” — em diversos idiomas eslavos.

Além da transparência, há outra inspiração para a nomenclatura. A bebida é caracterizada pelo sabor puro, marcado apenas pela inconfundível presença do álcool. O gosto neutro transformou o líquido em um queridinho da mixologia, despontando como um componente coringa para diversos coqueteis.

Dominar as nuances da vodka é etapa obrigatória para quem gosta de se aventurar como bartender ao receber os amigos em casa ou mesmo está dando os primeiros passos nos estudos para trabalhar com drinks.

Se você se encaixa em qualquer um dos dois grupos, não pode perder as dicas da Bacco Spirit, referência na produção de destilados de alto nível no sul do país.

Hoje, a empresa que criou a primeira vodka artesanal 100% curitibana te ensina a degustar essa bebida clássica da melhor forma possível! Confira:

Como beber vodka pura

Se você é do tipo que faz uma careta só de pensar na possibilidade, calma! Pode ser que você apenas não tenha provado o produto certo. Na Rússia e na Polônia, a ingestão de shots puros, sempre acompanhados de um brinde animado,é comum.

A vodka é uma bebida para ser consumida bem gelada. Por conta do percentual de álcool na composição, o líquido congela a uma temperatura bem menor que a da água. Por isso, é seguro deixar a garrafa no freezer por um tempo maior que o habitual.

O segredo para ter uma boa experiência é escolher uma marca de qualidade. As principais diferenças entre cada produtor estão no processo de destilação, que define o nível de pureza, e na qualidade dos ingredientes utilizados — geralmente milho ou trigo.

Desde 2018, a Bacco Spirit produz a Vodka Standard, vodka artesanal curitibana que só leva cereais nobres, rigorosamente selecionados, em sua receita. Como a proposta da empresa é levar produtos de alta qualidade e preço acessível para as prateleiras, o custo-benefício é um dos melhores do mercado.

A Vodka Standard foi criada para ter um sabor equilibrado. O processo de produção envolve um período de descanso em pipas de Limoncello, licor de limão italiano que é um dos carros-chefes da Bacco. Por isso, a vodka acaba com um delicioso aroma cítrico que torna a degustação ainda mais agradável.

Vodka de qualidade pode ser consumida pura, um destilado para desfrutar sabor e aroma.
Vodka de qualidade pode ser consumida pura, um destilado para desfrutar sabor e aroma.| Imagem: Guto Souza/Divulgação

“Mesmo com esse toque nosso, conseguimos que ela continue neutra, sem que o limão afete o paladar”, garante José Henrique Tomasson, um dos sócios da marca, que também é administrada por Hyan Assano e Gilmar Luiz Tomasson.

Fora das festas e baladas, o ideal é encher a medida de dois dedos do copo de shot. A vodka é uma bebida potente, que pode chegar a até 40% de teor alcoólico. Em situações sociais mais tranquilas, o correto é evitar preencher o copinho até a boca.

Também não é preciso virar a dose apressadamente. Se permita desfrutar o aroma e saborear em pequenos goles. Se o gosto parecer muito forte, vale diluir com um pouco de água gelada.

Coquetéis de vodka com frutas

As infusões de frutas são ótimas maneiras de conseguir um drink com sabor natural e refrescante.

Clássicos como morango e limão funcionam bem, mas a versatilidade da bebida também permite combinações criativas. Vale apostar em opções como pêra, maçã, melancia, kiwi e abacaxi. Folhas como hortelã e menta também proporcionam uma experiência interessante.

Misturando vodka e doces

O gosto neutro da vodka também transforma a bebida na melhor escolha para misturar outros ingredientes açucarados, sem que o resultado final fique doce demais.

Drinks com xaropes, sucos de fruta ou até mesmo leite condensado, como as famosas batidas, casam bem com o destilado.

Elaborar receitas com licores também é uma ótima pedida. O catálogo da Bacco, inclusive, conta com o Fire, um licor de vodka e canela que provoca uma sensação incandescente sem comparação, valorizando o contraste entre a ardência etílica e a especiaria.

Outras receitas clássicas

Se você gosta de ficar por dentro das tendências da coquetelaria, siga o perfil da Bacco Spirit no Instagram (@baccospirit). Por lá, especialistas em mixologia sempre dão dicas imperdíveis para preparar o drink ideal, aproveitando todo o potencial da sua vodka.

Acesse também o site oficial da marca, que conta com várias receitas rápidas para tornar aquele encontro com amigos ou almoço de família ainda mais saboroso e especial!