Populares no hemisfério norte, licores de inverno termogênicos ajudam a aquecer as noites mais geladas.
Populares no hemisfério norte, licores de inverno termogênicos ajudam a aquecer as noites mais geladas.| Foto: Guto Souza/Divulgação
  • Por Bacco Spirit
  • 27/08/2021 19:09

No hemisfério norte, o inverno é sempre recebido com uma série de receitas temáticas. Parte da inspiração surge do fato de que, por lá, a estação mais fria do ano cai justamente no período de festas de fim de ano. Então, o que não falta é vontade de inventar drinks criativos para surpreender amigos e familiares.

Uma das tradições dessa época nos países norte-americanos e na Europa é caprichar nos licores digestivos. Além de serem excelentes para fechar as refeições com chave de ouro, essas bebidas ainda possuem uma propriedade especial: a de esquentar o corpo mesmo nos dias de temperaturas mais baixas.

Entre os drinks de inverno, um ingrediente que aparece como queridinho de mixologista e bartenders é o licor de canela, uma opção muito eficiente para aquecer o organismo.

A novidade é que, agora, os paranaenses podem sentir aquele calorzinho ao fim de cada gole com uma bebida de inverno criada e produzida aqui no nosso estado.

A Bacco Spirit, uma marca vanguardista que surgiu no cenário local nos últimos anos, traz uma opção com ares de tradição europeia. A Fire é um rótulo autoral que mescla destilado e canela para chegar a uma experiência aromática com uma deliciosa nota picante, que proporciona uma sensação única ao paladar.

Clique aqui e saiba tudo sobre a Bacco Fire!

Benefícios da canela: por que usar a especiaria nos drinks?

Natural do sul asiático, com destaque para o Sri Lanka, a canela chamou atenção dos comerciantes durante a expansão marítima dos séculos XV e XVI por sua coloração avermelhada bonita e perfume forte, que proporciona uma nova nuance ao aroma das receitas.

Com o encanto pelo limiar entre sabor adocicado e picância, não demorou muito para que a Europa abraçasse o tempero, que logo foi incorporado a uma série de sobremesas, sobretudo em Portugal.

O que os fãs da especiaria ainda não sabiam na época é que parte do sucesso da canela não vem do gosto, mas sim, da sensação de bem-estar ocasionada pelo consumo em países mais gelados.

O motivo para que os portugueses das Grandes Navegações achassem o ingrediente tão agradável é que o pó extraído de cascas de árvore possui propriedades termogênicas, ou seja, acelera o metabolismo e aumenta a temperatura do organismo.

Além da capacidade de esquentar as pessoas até mesmo em dias congelantes, essa característica também contribui para que a canela, isoladamente, seja ótima para eliminar células de gordura.

Por isso, os licores com o componente passaram a ser usados como bebidas digestivas, ideais para seguir às refeições mais completas do dia, como almoço e jantar.

Licor de canela curitibano: como a Bacco Fire chegou à receita

O sabor único da canela, unido ao “calorão” pós-ingestão, oferece uma nuance que se encaixa na ardência típica dos destilados, caracterizados pela presença mais acentuada do álcool.

No exterior, os drinks com canela mais populares são feitos com bases mais encorpadas, como conhaque e uísque irlandês. Em uma iniciativa de engarrafar essas misturas clássicas, o Canadá tem investido, nos últimos anos, na criação de licores que adaptam essas receitas.

Sempre atenta às tendências globais, a Bacco Spirit detectou o movimento e decidiu que o sul do Brasil, também famoso pelas temperaturas baixas no inverno, merecia uma bebida sazonal de qualidade com preço justo.

Engenheiros de formação, os sócios da empresa, José Henrique Tomasson, Hyan Assano e Gilmar Luiz Tomasson, começaram a trabalhar em testes e experimentos para chegar a uma composição que tivesse a cara do curitibano.

Conhecido pela produção da primeira vodka artesanal feita na capital paranaense, o trio decidiu incorporar seu conhecimento com um destilado neutro e versátil à elaboração de seu novo produto.

“Além de já termos o know-how da vodka, pensamos que o uísque dá um toque mais marcante ao licor, que dificulta muito a harmonização. Com a nossa base de vodka, o licor de canela passa a ter uma certa neutralidade. A Fire também pode ser utilizada em coquetéis e deixa de ser apenas para tomar pura”, explica José Henrique.

A imperdível Bacco Fire está disponível em duas versões: a garrafa grande, de 750ml, ideal para servir em situações sociais, e a dose individual de 160ml, ótima pedida para presentear pessoas especiais.

Acesse a loja virtual da Bacco Spirit e redescubra o prazer de degustar uma boa bebida artesanal!