O poder do SEM e dos links patrocinados para o crescimento da sua empresa
| Foto: ShutterStock
  • Por BDDB Branding Design
  • 11/06/2021 17:15

Você, com certeza já se deparou com links patrocinados na internet, seja nas redes sociais ou em pesquisas nos buscadores.

O SEM (Search Engine Marketing) pode ser descrito como uma das estratégias de Marketing, nela se tem como base os motores de busca. O SEM é dividido em duas partes, o primeiro é SEO, que tem o objetivo gerar mais tráfego orgânico, e a segunda parte são os links patrocinados. O SEM é importante porque os sites de busca compõem uma parcela considerável de todo o tráfego gerado na internet. E, quando a estratégia é bem utilizada, fica fácil imaginar o potencial dessa ferramenta quando se fala em negócios.

De forma geral, os links patrocinados são os anúncios pagos que têm o objetivo de elevar o número de conversões, através do melhor posicionamento nos sites de busca. Quanto maior for a visibilidade do seu site, consequentemente, maior será o número de acessos.

No buscadores, links patrocinados são aqueles primeiros resultados que aparecem ao pesquisar sobre determinado assunto, eles são sinalizados como “patrocinados” ou com “anúncio” ao lado do título. Já nas redes sociais eles aparecem no feed.

Entre os buscadores, o Google Ads é uma das ferramentas mais utilizadas. Isso porque o Google é um dos maiores buscadores da atualidade, possibilitando o alcance da sua marca em qualquer canto do mundo. Para se ter uma ideia, são 2.3 milhões de pesquisas realizadas no Google a cada segundo.

Os links patrocinados são separados em:

  • CPC (custo por clique): a cada clique no link, o anunciante paga;
  • CPM (custo por mil impressões): quando o anúncio atinge mil visualizações, ou impressões, o anunciante paga;
  • CPA (custo por ação): só é cobrado quando o usuário realiza alguma ação no site do anunciante;
  • CPV (custo por visualização): para cada pessoa que ver o anúncio, é pago um valor.

Os valores pagos dependem do modelo e da palavra-chave escolhidos pelo anunciante.

| Divulgação

Benefícios dos links patrocinados

Se você ainda está com receio de investir nos links patrocinados, listamos cinco benefícios que vão te fazer mudar de ideia.

1 - Retorno rápido

Os links patrocinados promovem um resultado e retorno mais rápido do que no tráfego orgânico, além de também funcionarem a curto prazo. Ou seja, se você conciliar as duas estratégias, o seu negócio pode ter um retorno logo no início.

2 - Aumenta conversões

Um planejamento de campanha adequado aumenta as chances de conversão. Isso porque anúncios atrativos cativam pessoas que possuem a intenção de compra e conseguem convencê-las a agir diante da oferta apresentada.

3 - Fortalece a marca

Ser lembrado pelo cliente é um fator de aproximação essencial. Se a sua marca aparecer constantemente nas plataformas que o usuário tem acesso, as chances de você conseguir despertar a curiosidade dele e fazer com que acesse o seu link são maiores.

4 - Orçamento flexível

Investir em links patrocinados permite uma flexibilidade no orçamento. É você quem determina qual é a melhor forma de investir seu orçamento em links patrocinados, sendo em CPC, CPM, CPA ou CPV. Qualquer empresa ou empreendedor pode investir em links patrocinados, determinando um orçamento diário máximo, o que permite um maior controle dos gastos.

5 - Mensuração de resultados

Existem diversas formas de medir os resultados de uma campanha de links patrocinados: através de taxa de conversão, custo por conversão, retorno sobre investimento, taxa de rejeição, entre outros.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas possam aprender sobre SEM e links patrocinados. Aproveite e acesse nosso site para conhecer nosso trabalho, e quem sabe não nos tornarmos parceiros?

Para mais informações, fale conosco:
+55 41 2170-9197
+55 41 9855-7878
thiago@bddb.com.br
Av. Rep. Argentina, 1228 , Sala 2608 Água Verde - Curitiba - PR